Família materna de Henry responderá por obstrução da Justiça

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Internet

Presa acusada de envolvimento na morte do filho, o menino Henry Borel Medeiros, 4 anos, a professora Monique Medeiros da Costa e Silva de Almeida ainda pode ser responsabilizada pelos crimes de falso testemunho e obstrução de Justiça. Além dela, familiares que souberam das agressões e até o então advogado do casal, André França Barreto, podem ser acusados.

Atualmente, Barreto é defensor só do médico e vereador Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho (sem partido), também preso por suspeita de ser o principal responsável pela morte do menino.

O comportamento dos novos personagens foi relatado pela babá do garoto, Thayna de Oliveira Ferreira, de 26 anos, durante mais de seis horas de depoimento na 16ª DP (Barra da Tijuca), na última segunda-feira (12/4). A pedido do Metrópoles, o presidente da Associação Nacional da Advocacia Criminal (Anacrim), James Walker Junior, avaliou os principais pontos.

Além de Monique, a avó materna do menino, a professora Rosângela Medeiros da Costa e Silva, soube dos “chutes” e “bandas” dados pelo vereador no garoto. Em novo depoimento prestado na 16ª DP (Barra da Tijuca), Thayna disse ter “contado tudo” para a idosa e que ela “ficou assustada”.

No entanto, na delegacia, a avó não relatou nada sobre as agressões. Thayna alegou que mentiu quando na primeira vez em que foi à polícia, no dia 24 de março, por medo de Jairinho.

“É crime de falso testemunho, artigo 342 do Código Penal. A mãe do menino entra na obstrução da justiça, falso testemunho. E isso agrava eventual pena em caso de condenação na qualidade de partícipe do homicídio”, explicou James Walker.

A babá contou ter sido levada para o escritório de André França antes do depoimento e orientada a falar bem do casal. “O advogado tem a situação muitíssimo mais grave. Pode responder por obstrução da justiça, além da falta ética junto à OAB-RJ”, analisou o especialista.

A polícia já anunciou que entrará com representação contra André França na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio de Janeiro (OAB-RJ).

Outra citada pela funcionária é Thalita Fernandes, irmã de Jairinho. Ela entra em contato com a Thayna, a leva ao escritório de advocacia e teria sido taxativa: “Menos é mais”, referindo-se ao fato de que a babá não deveria ser “juíza do caso do irmão dela”.

A polícia apreendeu celular e notebook da irmã do parlamentar. “Faz parte das investigações, mas isso não atesta que a pessoa, eventualmente, mudaria versões, se fosse ouvida. Por ora, é só apreensão mesmo, sem consequências criminais”, explicou Júnior.

A polícia avalia ainda se Thalita será convocada para prestar depoimento.

Monique e Jairinho foram presos no último dia 8, um mês após a morte do menino. A prisão foi decretada por 30 dias pelo 2º Tribunal do Júri. O casal alega acidente doméstico, mas laudo cadavérico mostrou que no corpo do garotinho havia 23 lesões por agressões.

Henry chegou a falar para Monique sobre os maus-tratos que recebia de Jairinho. Ele fez uma ligação de vídeo, no dia 12 de fevereiro, para contar à mãe que tinha sofrido agressões.

Metrópoles

 

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.