FMI manda recado ao Brasil: vacinem já

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou que a prioridade número 1 do Brasil é acelerar o ritmo da vacinação contra a Covid-19 e advertiu que as perspectivas de longo prazo para a economia do país ”continuam dependendo do rumo que a pandemia do novo coronavírus irá tomar”.

Em seu mais recente relatório “Panorama Econômico Mundial” (World Economic Outlook em inglês), divulgado nesta terça-feira, o Fundo manteve praticamente inalterada a previsão para a economia brasileira em 2021.

A instituição estima que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil crescerá 3,7% neste ano, uma alta de apenas 0,1 ponto percentual em relação ao relatório divulgado em janeiro. Para 2022, a previsão de expansão foi mantida em 2,6%.

No ano passado, o PIB brasileiro tombou 4,1%. Foi a maior queda desde o confisco da poupança no governo de Fernando Collor de Melo.

As previsões do FMI são mais otimistas do que as estimativas de economistas brasileiros. No último Boletim Focus, divulgado na segunda-feira pelo Banco Central (BC), a expectativa era de crescimento de 3,17% da economia brasileira em 2021 e de 2,33% em 2022.

O FMI prevê que a taxa de desemprego no Brasil vai crescer em 2021 para 14,5%, a maior entre os países latino-americanos, com exceção da Venezuela, cuja projeção para este ano é de uma taxa de 58,4%.

O FMI, no entanto, melhorou as previsões para a economia mundial, com uma projeção maior para este ano e também para 2022, graças ao avanço da vacinação e o apoio público para enfrentar a pandemia, especialmente nos Estados Unidos.

A entidade projeta um crescimento do PIB mundial de 6% em 2021, ante avanço de 5,5% previsto em janeiro. Caso a nova estimativa se confirme, será a maior expansão da economia mundial desde 1976.

Para 2022, o crescimento do PIB mundial foi projetado em alta 4,4%, leve alta de 0,2 ponto percentual em relação à previsão anterior. No ano da pandemia, a economia global teve retração de 3,3%, pior queda em tempos de paz desde a Grande Depressão.

A melhora na projeção mundial se deve principamente às boas perspectiva para a economia dos Estados Unidos, cujo crescimento o FMI projeta agora em 6,4% para 2021, ritmo mais forte desde o início da década de 1980.

O resultado representa alta de 1,3 ponto percentual ante a projeção de 5,1% feita pelo Fundo no fim de janeiro e quase o dobro do que era estimado em outubro do ano passado.

A maior economia do mundo se fortalece graças ao avanço da vacinação — com mais de 3 milhões de doses aplicadas a cada dia —, que aliviou as restrições em setores muito afetados, como os restaurantes e o turismo, e ao pacote de estímulo de US$ 1,9 trilhão aprovado no mês passado.

“Recuperações em taxas diferentes estão em andamento em todas as regiões e grupos de renda diversos, relacionadas ao andamento de suas campanhas de vacinação, a extensão do apoio monetário e fatores estruturais, como a dependência do turismo”, disse o FMI em seu relatório.

O FMI enfatizou o alto grau de incerteza em torno de suas projeções, dizendo que as melhorias poderiam ser facilmente revertidas por diversos motivos, pois depende de ações para superar a crise provocada pela pandemia de coronavírus.

“As estimativas podem melhorar muito mais se houver progresso nas vacinações, enquanto variantes do vírus que escapam às inoculações podem levar a uma queda drástica”, acrescentou o Fundo.

Ao mesmo tempo, a economia da China, uma das poucas que cresceu em 2020, vai crescer 8,4% em 2021, disse o FMI. observando que o país “já havia recuperado seu nível” de antes da pandemia, ao contrário de muitos outros.

As projeções de janeiro previam um crescimento de 8,1%, o que representa um aumento de 0,3 ponto percentual na nova projeção do FMI. O crescimento de 8,4% até 2021 seria o ritmo mais rápido desde 2011.

A China, primeiro país afetado pelo coronavírus que paralisou sua atividade econômica no início de 2020, finalmente registrou crescimento positivo no ano passado (+ 2,3%). No entanto, esse número foi o mais baixo desde 1976 para a segunda maior economia do mundo.

Para a Zona do Euro, a previsão é de crescimento do PIB de 4,4% este ano, um aumento de 0,2 ponto percentual em relação ao relatório de janeiro. De acordo com o FMI, a Alemanha deve fechar este ano com crescimento de 3,6% (0,1 pp a mais que em janeiro), a França avançaria 5,8% (+ 0,3 pp), a Itália registraria 4,2% (+ 1,2 pp) e a Espanha teria um crescimento do PIB de 6,4% (+ 0,5pp).

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.