Governadores querem cautela na condução da CPI da covid

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ed Ferreira/Estadão

Wellington Dias (PT-PI) resume o que a maior parte dos governadores e gestores da área de saúde espera da CPI no Senado. A mando do STF, a comissão a ser instalada vai apurar descalabros do poder público, com foco em Jair Bolsonaro e no combate à pandemia da covid-19. “Se a decisão foi de abrir a CPI, que ela não se desvie do seu caminho. O Brasil precisa de muita serenidade, equilíbrio e foco para vencer o coronavírus. Não dá para perder tempo com falsas guerras diárias”, disse. Em resumo, ninguém quer ver uma “CPI das Fake News 2, a luta política continua.”

Apesar de atentos para as prováveis omissões do governo federal, os Estados temem que um desvio de rota da CPI possa atrapalhar ainda mais o já confuso Ministério da Saúde.

Também há o medo de que, entre os técnicos, surja o receio de tomar decisões e assinar despesas. Afinal, Bolsonaro é mestre em levantar suspeitas, muitas sem comprovação, de desvios nas verbas.

Ao menos nove Estados já têm comissões similares à do Senado, como mostrou o Estadão em março, mas gestores avaliam que a CPI da Covid-19 deve acabar mirando Estados e municípios também.

O MDB no Senado quer a presidência ou a relatoria da CPI. Os nomes de Eduardo Braga (AM) e Renan Calheiros (AL) têm circulado. Mas o último, pelo discurso abertamente de oposição, não deve assumir a dianteira.

A decisão de Luís Roberto Barroso sobre a CPI da Covid ajudou a embaralhar todas as cartas da articulação política do governo, nas palavras de um assessor palaciano. Em especial, no Orçamento.

Estadão 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.