Lula pede ao STF suspeição de Moro em outros casos
Foto: Amanda Perobelli/Reuters
Ontem à noite, a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou petição ao STF pedindo a extensão da decisão que considerou o ex-juiz Sergio Moro suspeito para julgar o petista no caso do tríplex no Guarujá. Os advogados querem anular todos os atos de Moro nas ações que apuram supostas irregularidades no sítio de Atibaia e em imóveis do Instituto Lula.
“Essas três ações penais foram conduzidas de forma parcial pelo ex-juiz federal Sergio Moro na fase pré-processual — oportunidade em que foi determinada a espetaculosa condução coercitiva do aqui Paciente, e quando até mesmo a Defesa Técnica do aqui Paciente foi monitorada — e essa parcialidade se manteve
nos atos processuais realizados de forma contemporânea”, alegam os advogados de Lula.
Como se sabe, o plenário da 2ª Turma do STF votou, semanas atrás, para tornar Moro suspeito ao decidir contra o ex-presidente no caso do tríplex do Guarujá. O ministro Gilmar Mendes, relator do caso, considerou claro o interesse do ex-magistrado em condenar o petista, tendo como consequência fundamental sua indicação para o cargo de ministro da Justiça. A condenação de Lula no caso do tríplex no Guarujá foi anulada, com a transferência do caso para a Justiça Federal do DF.
Sobre as demais ações, todas também serão encaminhadas para Justiça Federal do DF, pois o ministro Edson Fachin declarou a 13ª Vara Federal de Curitiba incompetente para julgar o petista, derrubando todas as condenações impostas a Lula. No caso do sítio de Atibaia, por exemplo, o ex-presidente foi condenado pela juíza substituta Gabriela Hardt, em 2019, a 12 anos e 11 meses por corrupção e lavagem de dinheiro.
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.