Novo chanceler tenta juntar cacos de relação com China

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Correa / Agência O Globo

O novo chanceler Carlos França recebeu, na noite de sexta-feira, um telefonema do Ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi. De acordo com o Itamaraty, os chanceleres concordaram na urgência do combate à pandemia e da cooperação em vacinas, IFAs e medicamentos. Em evidência devido ao atraso na importação de insumos para a fabricação da vacina CoronaVac, a relação entre os dois países sofreu diversos abalos nos últimos anos, principalmente sob a chancelaria de Ernesto Araújo, que deixou o cargo no mês passado.

“As autoridades dos dois países estão em contato permanente para agilizar as remessas, essenciais para salvar vidas”, disse o Itamaraty no Twitter.

Segundo a nota, eles também trataram das promissoras perspectivas em comércio e investimentos e conversaram sobre a “evolução positiva do relacionamento sino-brasileiro e os números crescentes do comércio”, que bateram recorde de US$ 102,6 bilhões em 2020.

O governo brasileiro começou a queimar pontes antes mesmo de Jair Bolsonaro tomar posse, quando ele disse que os chineses deveriam comprar do Brasil, e não comprar o Brasil. Mas os ataques se fortaleceram a partir de março do ano passado com declarações negativas sobre o país asiático feitas em redes sociais pelo filho do presidente da República e presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e até o então ministro da Educação, Abraham Weintraub, que fez uma piada com o sotaque chinês imitando o personagem Cebolinha, da Turma da Mônica.

Já Eduardo colocou em dúvida o papel da China em relação a dois pontos extremamente delicados para Pequim: o coronavírus e a tecnologia 5G de telefonia celular. Os Estados Unidos pressionam o Brasil a banir a empresa chinesa Huawei como fornecedora de infraestrutura.

O embaixador chinês exigiu que o governo brasileiro pedisse desculpas, mas enquanto o presidente Jair Bolsonaro dizia que o caso era página virada, o então chanceler Ernesto Araújo deixou claro que a questão envolvendo o parlamentar só seria resolvida se o embaixador se retratasse publicamente. A situação foi resolvida com um telefonema de Bolsonaro ao presidente da China, Xi Jinping.

Além disso, em uma reunião ministerial ocorrida em abril, que teve sua gravação divulgada por determinação do STF, Weintraub e Ernesto fizeram comentários negativos sobre a China. Sem citar Pequim, Ernesto afirmou que a globalização pôs no centro da economia internacional “um país que não é democrático, que não respeita direitos humanos”.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.