Oposição quer que OMC quebre patentes de medicamentos para covid

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: ATHIT PERAWONGMETHA

Deputados da oposição enviaram à Organização Mundial do Comércio (OMC) uma carta em que se contrapõem à posição do governo Bolsonaro sobre o tema das patentes de medicamentos usados para combater a Covid-19, incluindo as vacinas. No documento, assinado por cerca de 50 deputados do PSOL, PT, PSB, PDT e PCdoB, os parlamentares signatários endossam a proposta apresentada pela África do Sul e Índia à OMC a favor da quebrar as patentes de produtos usados no combate ao coronavírus.

A carta foi endereçada à diretora-geral da Organização Mundial do Comércio Ngozi Okonjo-Iweala. Nela, os deputados afirmam que o posicionamento expresso pelo Ministério das Relações Exteriores contra a suspensão das patentes “não representa os anseios da sociedade brasileira por vacinação em massa e contrariam o histórico de atuação de nosso país neste tema”.

“Sob diferentes governos, nosso país consolidou uma importante atuação na defesa de esforços globais de flexibilização de normas de propriedade intelectual como forma de ampliar o acesso a medicamentos e vacinas. A mudança de posição do governo brasileiro espelha sua desastrosa gestão da pandemia a nível nacional. Bolsonaro transformou o Brasil no epicentro da maior tragédia sanitária do século, concentrando cerca de 1/3 do total global de mortes diárias por COVID-19”, afirmam os parlamentares.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.