STF vinha se iludindo com “moderação” de Bolsonaro
Foto: Reprodução/CNN
O diálogo deste domingo entre Jair Bolsonaro e Jorge Kajuru deveria servir de alerta para os ministros do STF que acreditam na possibilidade de Jair Bolsonaro se moderar.
O presidente fala abertamente no impeachment de Alexandre de Moraes como maneira de pressionar o STF a reverter a decisão da CPI da Covid.
Atualmente, Bolsonaro não teria força no Senado para tirar nenhum ministro do STF. Nem os senadores, aliás, têm maioria entre si para tanto.
Mas e no futuro? Bolsonaro poderá ter força para isso e, se tiver, tentará tirar um a um dos ministros que lhe incomodam, aprofundando seu plano desde o dia zero de seu governo, instalar um regime autoritário no país.
Para isso, terá que ver aumentar sua força também no tribunal.
Bolsonaro já tem um ministro “100% alinhado” a ele, como ele mesmo gosta de dizer. Depois de Kassio Nunes Marques, ainda fará mais uma indicação neste mandato e, se for reeleito, mais duas no próximo.
Terá indicado quatro de 11 ministros — e, a medir por Nunes Marques, seus indicados parecem que entram e seguem fiéis.
Há no STF ministros que acreditam que Bolsonaro pode se render à política, e, tal como Fernando Henrique Cardoso, Lula e Michel Temer, ter uma relação política com alguns deles — sim, é estranho, mas no Brasil muitos ministros do STF fazem política como se estivesse do outro lado da Praça dos Três Poderes.
É ilusão achar que visitas ao Palácio do Alvorada, abraços em jogos de futebol e outras firulas da política servirão de coleira a Bolsonaro.
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.