Testagem de covid em professores em SP é caótica

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Bruna Prado/Getty Images

Desde segunda-feira, 5, a prefeitura de São Paulo tem feito testes de covid-19 em profissionais da educação. Já nos primeiros dias, a ação ficou marcada por aglomerações, falta de kits de coleta e reclamações do sindicato sobre o tipo de teste aplicado.

Auxiliar técnica de educação, Jaqueline Sales fez o teste no primeiro dia. O exame estava marcado para 11h, mas com a aglomeração, ela só conseguiu sair do CEU Perus depois das 12h30. “Estou trabalhando presencialmente na EMEF e, mesmo com todos os cuidados, o risco é iminente. Então, decidi fazer o teste.”

Jaqueline conta que se desloca todos os dias de Franco da Rocha para Perus, na zona norte, com transporte público. “Em outubro de 2020, quando testamos, foi na escola, bem mais rápido, organizado e menos arriscado”, relata.

Ao UOL, a prefeitura explicou que a ação é uma parceria entre as secretarias municipais da Educação e da Saúde, e tem o objetivo de fazer um mapeamento para apoiar nas ações no combate à pandemia na rede municipal de ensino. O município adotou a testagem sorológica, criticada pelo Sindsep (Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública de São Paulo).

Em nota, a gestão Bruno Covas (PSDB) informou que o teste sorológico é indicado para pessoas que estejam assintomáticas. “Caso algum servidor apresente ou relate sintomas no momento da coleta, deve ser encaminhado a uma UBS para avaliação clínica e realização do RT-PCR”, explicou.

Redação com Uol

 

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.