Apesar de apoio dos Bolsonaro, chanceler condena golpe em El Salvador
Foto: Reprodução
Apesar de um dos filhos de Jair Bolsonaro, o deputado Eduardo, ter comemorado a escalada autoritária em El Salvador, onde aliados do presidente no Congresso destituíram a cúpula do Judiciário, no Itamaraty o tema é tratado com cautela.
Reservadamente, enquanto o chanceler Carlos Alberto França não se posiciona, um interlocutor da cúpula da pasta repassou ao Radar o posicionamento da Organização dos Estados Americanos, que condenou duramente o ataque ao Judiciário em El Salvador.
Em nota, a OEA diz que “o mais pleno respeito pelo Estado Democrático de Direito é essencial”. “As maiorias parlamentares e a ação governamental devem fortalecê-la permanentemente com o diálogo político para o melhor funcionamento da democracia. Ações que levam à sua erosão e à cooptação do Judiciário só levam a uma sociedade injusta, baseada na impunidade e na perseguição política”, diz o órgão.
No domingo, Eduardo Bolsonaro foi ao Twitter dar apoio ao presidente Nayib Bukele. O salvadorenho disse nas redes que, ao interferir no Judiciário, estava “limpando nossa casa” e que o aparente golpe não era “da conta” da comunidade internacional.
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.