Após lockdown bem feito, Reino Unido adota “abraços cautelosos”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: DAN KITWOOD / AFP

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, confirmou nesta segunda-feira uma nova fase do alívio das restrições por causa da Covid-19, autorizando os “abraços cautelosos” e o consumo dentro de pubs e restaurantes.

Johnson confirmou que a Inglaterra iria seguir para a terceira fase, de um plano de quatro etapas, e podendo alcançar a saída total do confinamento até o verão, já que a situação da pandemia no país melhorou graças à campanha de vacinação e às medidas de restrição social.

— Este desbloqueio representa um passo muito considerável no caminho de volta à normalidade, e estou confiante de que seremos capazes de ir mais longe — disse Boris em entrevista. — Estamos anunciando o maior passo em nosso roteiro e isso nos permitirá fazer muitas das coisas que queremos fazer há muito tempo.

Seguindo a etapa 3, que começará em 17 de maio, os cidadãos poderão se encontrar em ambientes fechados pela primeira vez em meses, em grupos de até seis pessoas ou entre duas famílias. Além disso, em espaços abertos, poderá haver reuniões de grupos de até 30 pessoas.

Pubs, cafés e restaurantes poderão receber clientes em ambientes fechados, também pela primeira vez em meses, sujeitos a certas regras. Outros estabelecimentos fechados, como cinemas e espaços esportivos, também poderão retomar suas atividade.

O premier, no entanto, reforçou a necessidade da população se manter cuidadosa em relação aos contatos sociais.

— Seja lá quem eu for abraçar, isso tem que ser feito com cautela e moderação — disse Johnson, acrescentando que a regra de distanciamento social de um metro dentro de empresas pode ser suspensa na próxima fase de flexibilização, programada para 21 de junho.

Em fases anteriores do longo plano de desconfinamento, outras medidas foram tomadas, como a reabertura de escolas em março. De acordo com dados da Johns Hopkins, o Reino Unido teve mais de 4,4 milhões de casos de Covid desde o início da pandemia e tem o quinto maior número de mortes pela doença, 127.869. No entanto, esses números vêm despencando graças às medidas de isolamento e à campanha de vacinação, na qual 2/3 dos adultos já receberam a primeira dose do imunizante, enquanto 1/3 recebeu as duas.

A reabertura se aplicará apenas à Inglaterra, já que os governos da Escócia, da Irlanda do Norte e do País de Gales estabelecem suas próprias determinações.

Também nesta segunda-feira, foi informado que o premier está sendo investigado por seus gastos em suas luxuosas férias no Caribe após a vitória eleitoral no final de 2019. O anúncio foi feito pelo órgão do Parlamento que controla o cumprimento das regras parlamentares. Em resposta, Max Blain, porta-voz do primeiro-ministro, afirmou que os gastos seguem as regras da Casa.

Boris e sua noiva, Carrie Symonds, passaram a noite de Ano Novo na ilha particular de Mosquito. Nos registros como deputado, o premier afirmou que a viagem, no valor de LIBRES 15 mil, foi um presente do empresário David Ross, um doador do Partido Conservador.

No entanto, em um primeiro momento, Ross chegou a negar o pagamento. Na sequência, ele voltou atrás por meio de seu porta-voz, afirmando que os registros estavam certos e que se tratava de um “benefício em espécie”. Com isso, o Partido Trabalhista requisitou uma investigação. Segundo as regras do Parlamento, os congressistas devem registrar doações e presentes significativos, incluindo visitas ao exterior que não foram pagas inteiramente por eles ou pelo governo.

O novo caso se junta a outros episódios em que Boris está sendo investigado por ter supostamento quebrado as regras do governo. Um deles envolve uma luxuosa reforma em seu apartamento oficial em Downing Street, que está sendo investigada pela Comissão Eleitoral Britânica.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.