Bolsonaristas seguem atacando Rodrigo Maia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Alves / Agência O Globo

A vida de deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) pode ter ficado mais tranquila nos últimos três meses, desde que saiu da presidência da Câmara. O mesmo não se pode dizer, porém, de sua presença nas redes sociais. Um monitoramento de dados do Twitter feito por uma empresa especializada mostra que, na semana passada, foram publicadas 5.762 menções negativas em referência ao deputado com alcunhas dadas por bolsonaristas.

Segundo o levantamento ao qual a coluna teve acesso, 44 contas que fizeram citações ruins sobre Maia apresentaram indícios de comportamento robótico, sobretudo pelo elevado número publicações. Uma delas era @BolsonaroFatos, que fazia, até poucos dias, uma média de 509 publicações diárias. O perfil foi suspenso pelo Twitter.

Para avaliar se os usuários são robôs, a consultoria considerou pontos como o compartilhamento de conteúdo político em larga escala, se os seguidores são fakes, se os perfis costumam utilizar hashtags com algum nível de monetização e se fazem parte da biblioteca de robôs já conhecidos, a chamada botwiki.org.

Na semana passada, Maia também teve menções positivas e neutras. Ao todo, as citações, incluindo as negativas, somaram 22.250 publicações. A maioria das citações negativas foram feitas por perfis que se descrevem como conservadores e patriotas.

O Globo