China aceita desculpas de Bolsonaro e envia insumos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Emrah Gurel/AP

O Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) devem receber nos próximos dias novas remessas de insumo farmacêutico ativo (IFA) para fabricar vacinas contra a covid-19, de acordo com o Ministério da Saúde.

Ambos dependem de IFA importado da China para produzir seus dois imunizantes, que ainda representam quase 100% da vacinação no país. No caso do Butantan, o envase foi interrompido na semana passada por falta de insumos, enquanto a Fiocruz anunciou que interromperia o envase de sua esta semana até a chegada de um novo lote de IFA.

A Fiocruz vai receber no próximo sábado (22) dois lotes do insumo da vacina de Oxford/AstraZeneca, com volume suficiente para envasar 12 milhões de doses. De acordo com o secretário-executivo da Saúde, Rodrigo Cruz, o governo recebeu hoje a confirmação de que a China embarcará no dia 21 dois lotes que originalmente seriam enviados separadamente nos dias 21 e 28.

“A boa notícia é que hoje recebi a confirmação de que esses dois lotes vão ser embarcados no dia 21 de maio. Então, é uma quantidade suficiente para produção de aproximadamente 18 milhões de doses”, disse Cruz em audiência da comissão temporária de acompanhamento da Covid-19 no Congresso.

Em seguida, o secretário corrigiu a informação e disse que os dois lotes são suficientes para a produção de 12 milhões de doses, e não 18 milhões de doses, como dito aos senadores.

Já o Instituto Butantan deve receber no dia 26 o novo lote de IFA para a Coronavac, informou o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). São “4 mil litros de insumos, capazes de produzir 7 milhões de doses da vacina”, disse o governador no Twitter.

 

O lote virá da farmacêutica Sinovac, com sede em Pequim – parceira do Butantan, por meio de acordo de transferência tecnológica. Na sexta-feira (14), o governo de São Paulo havia entregue 1,1 milhão de doses da Coronavac ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do governo federal.

O instituto já entregou ao PNI 47,2 milhões de doses de vacina. O total entregue na sexta-feira já contempla o acordado num segundo contrato firmado com o Ministério da Saúde – um compromisso com mais 54 milhões de vacinas até setembro.

Valor Econômico