Câmara aprova projeto para enfraquecer oposição

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Agencia Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, por 336 votos a 135, um requerimento de urgência para o projeto de resolução que altera o regimento interno da Casa com o objetivo de diminuir as ferramentas de obstrução dos partidos de oposição. Agora, o projeto pode ser votado direto no plenário, sem precisar passar pelas comissões.

Os partidos de oposição protestam, dizendo que a matéria cerceará o direito de fala das minorias, e tentam negociar alterações no texto. Ainda não está definido quando ocorrerá a votação da proposta.

O projeto muda radicalmente o espaço que a oposição terá para obstruir as sessões na tentativa de impedir que um projeto não seja votado – o que costuma ser mais eficaz com medidas provisórias, que têm prazo para serem analisadas, ou em matérias polêmicas, em que a pressão externa acaba por influenciar o voto do deputado.

Os requerimentos para retirar um projeto de pauta ou adiar sua discussão, por exemplo, ficarão limitados a apenas um por sessão, e com prazo de duração reduzido.

O texto também tira o direito dos partidos com representantes na Câmara, mas que não superaram a cláusula de desempenho, de orientarem as votações em plenário (ocasião em que expressam suas opiniões sobre o que está sendo votado). Eles teriam apenas cinco minutos por semana para discursar.

O tempo de orientação das bancadas, quando os partidos se posicionam sobre o que está sendo deliberado, também será cortado, de um minuto para 30 segundos, assim como os discursos sobre os requerimentos.

Apenas os partidos de oposição e o Novo se manifestaram contra o projeto, apoiada pelo governo de Jair Bolsonaro, pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e por 15 partidos da base e declarados “independentes”, como PP, DEM, MDB e PSDB.

Valor Econômico 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.