CPI convocará ex-reitor ameaçado por Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Divulgação/ UFPel

O senador Renan Calheiros, relator da CPI da Covid-19, apresentou requerimento para convidar Pedro Hallal, epidemiologista, pesquisador, professor e ex-reitor da Universidade Federal de Pelotras (UFPEL). Vem a ser o acadêmico punido pela Controladoria-Geral da União (CGU) por criticar o governo de Jair Bolsonaro.

A ideia de Renan é debater com Hallal a “relevância das medidas não farmacológicas (tais como isolamento, máscara e álcool-geral) no enfrentamento da pandemia”: “O convidado conhece a situação brasileira e as políticas públicas que deveriam ter sido aplicadas. Por ser gestor/e ou médico, acadêmico e cientista de grande respeitabilidade nacional e internacional, certamente contribuirá para que os integrantes desta Comissão possam avaliar os fatos com a profundidade que merecem”, cita a justificativa.

Hallal foi obrigado, em março, a assinar um termo onde prometia não criticar Jair Bolsonaro pelos próximos dois anos. Impôs a censura em troca da suspensão de um processo por queixas ao presidente. A CGU entrou no caso depois de uma representação do deputado bolsonarista Bibo Nunes, do PSL.

O Globo