CPI produz avalanche de memes

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Virou mesmo novela. O depoimento de Mayra Pinheiro, secretária do Ministério da Saúde conhecida como “capitã cloroquina”, movimentou a internet antes mesmo de a médica que defende o chamado tratamento precoce começar a falar nesta terça, 15, à CPI da Covid. .

Nas bolhas pró e contra o governo Jair Bolsonaro, vídeos e áudios de Mayra em ação tomaram as redes, já antecipando o tema do dia: kit covid e, claro, cloroquina. E teve ainda pergunta sobre o seu apelido. “A senhora se incomoda com ele?”, questionou a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA). Ela logo respondeu: “Apenas não acho o termo adequado porque não tenho carreira militar.”

‘De capitã a general’
Mas suas qualidades para servir às Forças Armadas, diante de sua postura na CPI, logo foi exaltada pelos canais bolsonaristas. E até mesmo por um perfil que apoia a candidatura do general Eduardo Pazzuelo ao governo do Rio.

 

 

Marcos Rogério defende cloroquina, vira o ‘Rolando Lero’ da CPI e governistas aprovam
Em dia de apelidos na CPI, o senador Marcos Rogério (DEM-RO) foi chamado de ‘Rolando Lero’, em referência o personagem da ” Escolinha do Professor Raimundo”, de Chico Anysio, pelo presidente Omar Aziz (PSD-AM). O motivo seria a demora de sua intervenção.

 

Mas foi aplaudido pela rede bolsonarista ao defender o medicamento e “lacrou” ao citar o filho do relator, o governador Renan Filho (MDB-AL), que, segundo ele, ainda indica a droga no sistema estadual de saúde.

 

Famosa pela lealdade ao presidente Jair Bolsonaro, a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) cruzou os corredores que separam a Câmara do Senado e se colocou, como penetra, na CPI da Covid. De lá, fez posts ao vivo reclamando da postura de Omar Aziz, mas não escapou de virar meme.

 

 

Era para o ser o “dia de gala da cloroquina”, mas a própria Mayra fez outro assunto virar trending topics no Twitter. Uma declaração dada por ela sobre a Fiocruz bombou nas redes após o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) colocar para os colegas e a própria médica ouvirem. Depois de ouvir “pênis”, Omar se confundiu: “Tênis, né?” E ela respondeu: “Não, falei pênis mesmo. Tinha um pênis na porta da Fiocruz.”

 

Mas, nas redes, a explicação foi a de que o”pênis” seria só o símbolo da Fiocruz no logo comemorativo de seus 120 anos

 

Estadão