Exportação de carne e frango para Arábia Saudita pode ser interrompida

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Filipe Araújo / Estadão

A decisão tomada na semana passada pela Arábia Saudita de suspender a importação de carne de frango da Seara (JBS) e de mais dois frigoríficos brasileiros é apenas uma das medidas de protecionismo do governo local para tentar estimular a produção naquele país.

O governo Bolsonaro foi também informado de outra notícia ruim: dias atrás, a Arábia Saudita enviou à OMC uma carta em que avisa que quer diminuir de doze para três meses o prazo de validade do frango congelado que o país importa.

As empresas exportadoras brasileiras estão de cabelo em pé.

A medida, no entanto, ainda tem que ser negociada dentro da OMC. Provavelmente, os países exportadores (além do Brasil, os maiores atingidos são França, Polônia e a Ucrânia) conseguirão fazer esses três meses pretendidos virarem 180 dias. Mas fica clara qual é a intenção da Arábia Saudita, que hoje busca a autossuficiência no abastecimento de carne de frango: fechar o seu mercado.

A suspensão anunciada na semana passada não atingiu a maior exportadora brasileira de carne de frango, a BRF, que foi poupada por ter unidades instaladas na Arábia Saudita. Mas a discussão aberta na OMC revela que nem a BRF deve ficar tranquila: 5% de toda a produção de carne de frango da empresa é exportada para a Arábia Saudita.

O Globo

 

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.