Governista da CPI questionará China sobre atraso do IFA

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O vice-líder do governo no Congresso, senador Marcos Rogério (DEM-RO), disse nesta terça-feira que pretende apresentar um requerimento de informações para que a China se posicione sobre o atraso na entrega do insumo farmacêutico ativo (IFA) para a produção de vacinas contra a covid-19.

O objetivo é tentar desmontar a tese do relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), de que os ataques da diplomacia brasileira ao governo chinês levaram à demora na entrega do insumo.

O assunto veio à tona durante o depoimento do ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo à CPI. O ex-chanceler foi questionado sobre as dificuldades que o governo brasileiro vêm tendo para conseguir receber o IFA dos chineses e negou que tenha assumido uma postura de hostilidade em relação à China, defendendo que não há indícios de interferência política nos atrasos da matéria-prima para a produção das vacinas.

O ex-chanceler disse que não acredita, por exemplo, que o governo chinês assumiria o desgaste de segurar o envio do IFA para a produção nacional dos imunizantes. “Acho que a China não tem nenhum interesse em propalar a imagem de que administraria algo tão importante como a vacina, que pode salvar vidas, por questões políticas”, afirmou Araújo.

Marcos Rogério afirmou que cobrará uma resposta clara das autoridades chinesas. Ele nega, no entanto, que seja necessário convocar o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, para prestar esclarecimentos à comissão.

Valor Econômico