Maioria da América do Sul bate recorde de mortes por covid
Foto: Buda Mendes / Getty Images
Abril foi um mês de recordes de mortes por Covid-19 na América do Sul. Neste período, sete países registraram os dias com mais óbitos provocados pelo coronavírus, entre eles o Brasil. As outras nações sulamericanas que alcançaram o pico de vítimas da doença em uma única data foram Colômbia, Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Peru.
Mais populoso e com a pandemia descontrolada, o Brasil foi o país da América do Sul com maior número de óbitos em um dia em abril. O recorde brasileiro ocorreu no dia 8 do mês passado. Na ocasião, 4.249 pessoas perderam a vida para a Covid-19. Nesta quinta-feira (29), o país chegou a marca de 400 mil mortes pelo coronavírus ao longo de toda a crise sanitária. Os últimos 100 mil óbitos foram registrados em apenas 36 dias.
Os dois últimos países a baterem recorde de mortes em um dia foram Colômbia e Argentina. Ambos chegaram às maiores marcas na última quinta-feira (29). De acordo com o governo argentino, nesta data o país registrou 561 óbitos causados pelo coronavírus, o maior número desde que a pandemia foi declarada em fevereiro de 2020. Ao todo, o país tem 63.508 mortes contabilizadas.
A Colômbia registrou 505 mortes por Covid-19 também na quinta-feira, alcançando assim o pico de óbitos em uma única data. O recorde foi batido em meio a protestos de rua pelo país. Desde quarta-feira (28), manifestações são realizadas para derrubar a proposta de reforma tributária do governo do presidente Ivan Duque. A justificativa do projeto é cobrir o déficit fiscal deixado pela crise da saúde, trazida pela pandemia da Covid-19, e pretende aumentar impostos de pessoas físicas.
No Peru, desde o começo da pandemia, nenhum dia foi mais letal que 18 de abril. Nesta data o governo do país confirmou as mortes de 433 pessoas. O governo do país atribui o aumento de casos e óbitos à presença de novas variantes do coronavírus, sobretudo a inglesa e a brasileira.
De acordo com dados da Universidade Johns Hopkins, o recorde no Paraguai foi em 17 de abril, quando 141 pessoas morreram pela doença. No Uruguai, a maior marca desde o começo da pandemia foi no dia 9 de abril, com 88 mortes. E na Venezuela o dia com mais registros de óbitos foi 22 de abril, quando as autoridades locais confirmaram as mortes de 22 pessoas no país.
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.