OAB chama operação no Rio de “execução sumária”
Foto: REGINALDO PIMENTA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO
O governo do Rio de Janeiro afirmou que a operação policial com ao menos 25 mortos na favela do Jacarezinho, na zona norte, foi orientada por “inteligência e investigação”.
Em nota encaminhada à imprensa hoje à noite, o governo de Cláudio Castro (PSC) lamentou as vidas perdidas na ação mais letal da história do Rio e disse que todos os locais de confrontos foram periciados para garantir “transparência”.
“É lastimável que um território tão vasto seja dominado por uma facção criminosa que usa armas de guerra para oprimir milhares de famílias”, disse o governo do Rio.
Já a comissão de Direitos Humanos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que denunciou a morte de um homem desarmado no quarto de uma criança, vê indícios de “execução sumária”.
A comissão irá oficiar um pedido para que o IML (Instituto Médico Legal) tire fotos panorâmicas dos corpos dos mortos na operação. O objetivo é ter elementos para, caso necessário, pedir uma perícia independente após o laudo oficial.
Redação com Uol
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.