Pazuello pode ser obrigado a enviar teste de covid à CPI

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino

O vice-presidente da CPI da Covid, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), informou nesta quinta-feira (6) que pedirá ao ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello que encaminhe à comissão um exame de detecção do coronavírus.

Randolfe fez o anúncio após repórter do jornal “O Estado de S. Paulo” ter informado que Pazuello se reuniu nesta quinta em Brasília com o ministro da Secretaria-Geral, Onyx Lorenzoni. O pedido de Randolfe terá de ser aprovado pela comissão.

O G1 buscava contato com as assessorias de Onyx e do Exército até a última atualização desta reportagem.

Convocado a prestar depoimento à CPI, isto é, com obrigatoriedade de comparecimento, Pazuello seria ouvido nesta quarta (5). Entretanto, o depoimento do general do Exército foi remarcado para o próximo dia 19 em razão de o ex-ministro ter dito que entrou em contato com pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

“Por que ele não compareceu à CPI e, ato contínuo, recebe pessoas, mesmo tendo alegado que estava sob suspeita de infecção para não vir à CPI?”, questionou Randolfe nesta quinta-feira.

“É uma providência a ser tomada por esta CPI: requisitar o exame para ele encaminhar com urgência para que a CPI tome uma providência”, acrescentou.

O vice-presidente da comissão classificou ainda como “lamentável e triste” um ex-ministro da Saúde receber visitas nessa situação. “No mínimo, é infração à ordem sanitária. No máximo, é obstrução à investigação” disse Randolfe.

Além de ter se reunido com Onyx, a reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo” informa que, na prática, Pazuello tem mantido uma rotina de poucos cuidados dentro das dependências do hotel militar onde reside.

Segundo o jornal, ele foi visto, nesta quinta-feira, circulando sem máscara e usando o telefone da recepção para fazer ligações.

Onyx Lorenzoni foi escolhido pelo Palácio do Planalto como coordenador político do grupo governista que atua na CPI da Covid.

Segundo o colunista do G1 Gerson Camarotti, todos os assuntos relacionados à CPI passam pelo ministro.

A decisão foi tomada após uma reunião entre ministros e senadores, quando a CPI começou a ouvir os ex-ministros da Saúde Luiz Henriqu Mandetta e Nelson Teich.

O chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, ficou responsável pela coleta de informações nos ministérios e por abastecer com dados a tropa de choque governista na Comissão.

G1  

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.