Pfizer e Moderna perdem valor após debate sobre quebra de patentes
Foto: Drew Angerer/Getty Images
As ações da Pfizer e da Moderna sofreram hoje na bolsa de valores americana depois que o governo Biden disse que apoiaria a suspensão das patentes das vacinas contra Covid-19. A Pfizer tinha anunciado um dia antes que previa faturar 26 bilhões de dólares só neste ano com sua vacina contra a Covid-19. Nesta quinta-feira, as ações caíram 5%. As da Moderna caíram ainda mais: 12%. As vacinas das duas farmacêuticas usam uma tecnologia nova com mRNA. Na Europa, a Comissão Europeia também disse que estava pronta para começar a discussão e o presidente francês, Emmanuel Macron, disse que apoia a ideia.
No Brasil, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse na CPI da Covid que é contra a quebra de patentes. O governo brasileiro já se posicionou na Organização Mundial de Comércio (OMC) contra a quebra de patentes, apesar de o presidente Jair Bolsonaro ter insinuado ontem que as farmacêuticas tentam desqualificar medicamentos baratos (como a cloroquina) por interesses comerciais.
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.