Prefeito de Araraquara toma medidas contra terceira onda de covid

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Internet

O prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT-SP), baixou um decreto na quinta (20) determinando que as atividades econômicas da cidade voltarão a fechar caso a taxa de positividade de exames para detectar a Covid-19 chegue a 30%, entre sintomáticos, por três dias seguidos ou por cinco dias alternados. Ou que alcance 20% dos testes gerais feitos no município.

Com a ocupação de UTIs de hospitais da cidade chegando a 94% e o número de casos subindo, o prefeito prevê uma nova situação dramática, caso as pessoas não mantenham a adesão a protocolos rígidos para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Para agravar, Araraquara recebe pacientes de cidades vizinhas que têm estrutura mais precária —52% dos internados em enfermaria e unidades intensivas do município são de outras localidades.

“A terceira onda virá, e será violenta”, afirma ele, referindo-se não apenas ao município, mas a todo o estado de São Paulo.

Em março, no auge da segunda onda e à beira de um colapso hospitalar, Edinho Silva chegou a fechar até postos de gasolina e supermercados e suspendeu a circulação de ônibus em Araraquara. O número de casos e de mortes despencou e a cidade virou referência da efetividade do lockdown para conter a disseminação do vírus.

Folha de S. Paulo