Secretários de Saúde preveem colapso de vacinas em julho

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: CNN Brasil

Com ao menos 12 capitais com a vacinação contra a Covid-19 parcialmente paralisada por falta de doses, a tendência é de que o quadro seja ainda pior nos próximos meses. Esta é a avaliação do presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula, em entrevista à CNN nesta segunda-feira (10).

“Infelizmente isso ainda pode piorar nas próximas semanas. A gente acredita que a partir de julho devemos acelerar o processo de vacinação, mas, até lá, teremos muitos problemas”, disse.

O presidente do Conass expressou preocupação com os atrasos na exportação do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), principal insumo para a produção das vacinas Coronavac e de Oxford/AstraZeneca.

Segundo ele, as falas do presidente Jair Bolsonaro sobre a China, na semana passada, causaram “muita preocupação”, já que o país é “o principal fornecedor de insumos para os imunizantes.”

Carlos Lula também lamentou o momento em que a CPI da Pandemia foi instalada, embora entenda os motivos para que ela ocorra.

Para ele, o Ministério da Saúde está mais focado na Comissão do que no enfrentamento à Covid: “O que a gente sentiu é que a intensificação da disputa na CPI desfoca o Ministério da Saúde. Boa parte das decisões que poderiam ter sido tomadas na semana passada se perdeu diante dos holofotes jogados à Comissão.”

O presidente do Conass defendeu que o Brasil deveria instituir barreiras sanitárias em portos e aeroportos para impedir a entrada de variantes do coronavírus. Segundo ele, uma terceira onda no país aliada a uma nova cepa seria “um desastre.”

“Fizemos um pedido para posicionamento [sobre as barreiras sanitárias] com urgência para o Ministério da Saúde e a Anvisa, mas nenhum se pronunciou. [Neste momento] tem de se ter menos burocracia e mais agilidade”, disse Carlos Lula.

CNN Brasil 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.