Senadores governistas tentam “vender” cloroquina na CPI

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), integrante da CPI da Covid, tem usado seu tempo de fala na comissão para defender o uso da cloroquina no tratamento da Covid-19. Por dois dias seguidos, Heinze questionou estudos científicos e defendeu médicos que receitam o medicamento.

CPI ao vivo:Queiroga evita dizer se concorda com Bolsonaro sobre uso de cloroquina

A droga, com comprovada ineficácia no combate ao vírus, foi recomendada em diversas ocasiões pelo presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores, assunto de que a CPI vem tratando. Heinze apresentou um requerimento, que ainda não foi apreciado, para ouvir médicos defensores da droga na CPI.

Na sabatina do ex-ministro da Saúde Nelson Teich, nesta quarta-feira, Heinze questionou estudos científicos sobre a cloroquina, como uma pesquisa conduzida pela Fiocruz.

— Qual é o tratamento? Ivermectina, cloroquina, hidroxicloroquina, azitromicina, vitaminas, sei lá, um pacote de tratamentos que podiam fazer. É uma guerra, Ministro. Fazer o que nesse momento? Vai para a casa? Vai dormir? — questionou Heinze.

O senador foi repreendido pelo presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM). Aziz tem reiterado que, em relação à eficácia dos tratamentos contra Covid, é preciso ouvir os cientistas e especialistas no assunto.

— Eu respeito a opinião de todos. Eu cursei Engenharia Civil por alguns anos e me formei em Engenharia Civil. Agora, o que não dá, senador Luis Carlos Heinze, é pessoas que nunca passaram na porta de uma faculdade de Medicina quererem saber mais do que um médico — disse Omar.

O senador Otto Alencar (PSD-BA), formado em medicina, também pediu a palavra e marcou posição contrária às falas do colega.

— Se tomar um copo de água, é a mesma coisa que tomar um comprimido ou dez ou vinte de hidroxicloroquina. A água é melhor, porque não dá efeito colateral. Então, como 90% a 95% das pessoas cursam dessa forma, não custa nada um charlatão receitar hidroxicloroquina, o doente ia ficar bom de qualquer jeito, e ele diz que foi a hidroxicloroquina que salvou o paciente.

Na terça-feira, Heinze usou sua pergunta ao ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta para o mesmo fim: defender o uso de drogas sem eficácia comprovada contra a Covid-19. Mandetta disse que é preciso diferenciar crendice de ciência e defendeu o método usado em pesquisas.

Procurado pelo GLOBO, Heinze disse que há um esforço em “queimar esse produto” (a cloroquina e a hidroxicloroquina), motivado pelo fato de o presidente Jair Bolsonaro ter defendido o seu uso. Citou a cidade de Rancho Queimado, no Rio Grande do Sul, onde o tratamento com a droga teve sucesso, de acordo com o senador.

— Se esse tratamento não fosse demonizado como foi, se fosse aplicado como os médicos que priorizam e preconizam esse tratamento, poderíamos ter 200 mil mortos em vez de 400 mil mortos — argumentou o senador.

Heinze cita médicos renomados que, contrariando a comunidade científica, defenderam medicações como cloroquina e ivermectina, como Didier Raoult e Luc Montagnier. Raoult, porém, já voltou atrás e admitiu que o uso do medicamento não reduz o número de mortes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a hidroxicloroquina e a cloroquina não sejam usadas no combate à Covid-19, especialmente devido à ineficácia e efeitos adversos.

Suplente na CPI, Heinze é engenheiro agrônomo de formação e integrante da bancada ruralista no Congresso Nacional. De 1999 a 2019, foi deputado federal pelo Rio Grande do Sul.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.