CPI deve convocar governador bolsonarista do Rio

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Maria Isabel Oliveira / Agência O Globo

A CPI da Covid marcou para sexta-feira a votação dos requerimentos de convocação do governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, e do secretário de Saúde estadual, Alexandre Chieppe. Também vão decidir se será realizada uma sessão secreta para ouvir o ex-governador Wilson Witzel, e a quebra do sigilo de organizações sociais responsável pela gestão de hospitais no Rio.

No depoimento que prestou na quarta-feira, Witzel disse que há fatos sobres os quais não falaria na sessão, mas que poderia esclarecer numa reunião reservada.

— Eu vou falar aqui, sem nominar o fato, mas farei reservadamente, que houve conversas ao longo da noite com Ministro do STJ para poder fazer busca e apreensão em Estados da Federação — disse Witzel na quarta.

Ele também afirmou:

— Então, nesta reunião, eu faço questão de apresentar elementos para iniciar uma investigação contra pessoas que estão desvirtuando a atuação funcional. E nós vamos descobrir quem está patrocinando investigação contra governador.

Os pedidos de convocação de Claudio Castro foram apresentados pelos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE). Randolfe quer que o governador preste esclarecimentos sobre o ato político ocorrido no Rio de Janeiro em 23 de maio em que o presidente Jair Bolsonaro não usou máscara e provocou aglomerações.

“Sendo assim, necessária a convocação do governador para esclarecer se houve autorização para esse evento ou se providências foram tomadas a respeito”, diz trecho do requerimento. Já Alessandro quer que o governador fale sobre o possível desvio de dinheiro por meio da contratação de organizações sociais para a instalação de hospitais de campanha.

O Globo