CPI ouve ex-assessores de Weintraub nesta sexta

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alex Ferreira / Câmara dos Deputados

Próximos a prestar depoimento na CPI da Covid, os médicos Ricardo Ariel Zimerman e Francisco Cardoso têm algo em comum, além da defesa de medicamentos sem eficácia comprovada contra a Covid-19. Ambos foram nomeados como assessores da Secretaria de Segurança Multidimensional da Organização dos Estados Americanos (OEA), pasta comandada por Arthur Weintraub.

Francisco Cardoso é diretor-presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP). Ele foi um dos autores da nota informativa do Ministério da Saúde, emitida em agosto, que orientava o uso do tratamento precoce contra a Covid-19. Na OEA, foi designado como especialista em biossegurança.

Já o médico infectologista Ricardo Ariel Zimerman aparece como assessor da secretaria executiva comandada por Weintraub na entidade. Zimerman é um dos médicos enviados pelo Ministério da Saúde a Manaus, em janeiro, para defender o “tratamento precoce”, pouco antes do colapso do sistema de saúde local. O profissional aparece, em vídeo obtido pelo Metrópoles, defendendo o uso de hidroxicloroquina como tratamento contra a Covid-19, para tirar a capital amazonense da crise sanitária.

 

Zimerman também é um dos autores do estudo sobre um medicamento chamado proxalutamida. Segundo reportagem publicada na coluna da jornalista Malu Gaspar no jornal O Globo, a pesquisa teve uma série de irregularidades constatadas pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Um relatório com os resultados da apuração será enviado ao Ministério Público.

Os requerimentos pedindo a participação dos defensores do “tratamento precoce” na CPI foram feitos por parlamentares governistas. Zimerman foi convidado pelos senadores Luis Carlos Heinze (PP-RS) e Marcos Rogério (DEM-RO). Já Alves teve convite solicitado por Jorginho Mello (PL-SC), Ciro Nogueira (PP-PI) e Heinze.

Os dois médicos foram anunciados como colaboradores não remunerados da OEA na mesma data: 8 de abril de 2021. Arthur Weintraub foi indicado como secretário da entidade pelo governo brasileiro em setembro de 2020.

Como o Metrópoles mostrou, Arthur é apontado por membros da CPI da Covid como o articulador de um gabinete paralelo que aconselhou o presidente Bolsonaro a respeito da pandemia. Ele nega a acusação e diz que apenas atuou como pesquisador.

Tentamos contato com Ricardo Zimerman e Francisco Cardoso por e-mail, WhatsApp e ligações, mas não houve retorno. Também procuramos a OEA, por meio da assessoria de imprensa e da Lei de Acesso à Informação. A demanda foi recebida, enviada ao responsável pelo departamento de imprensa e comunicação, mas não houve qualquer retorno.

Hoje, a reportagem do Metrópoles telefonou para a sede da OEA, em Washington, e teve acesso ao número que seria da assessoria de imprensa do órgão. Nas tentativas de contato telefônico, uma gravação informa que o departamento de imprensa não está disponível.

Metrópoles