CPI suspeita do Ministério da Saúde e vai fiscalizar

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução / Agência O Globo

Relator do processo que apura se houve irregularidades na compra da vacina Covaxin no Tribunal de Contas da União (TCU), o ministro Benjamin Zymler pedirá novas diligências junto ao Ministério da Saúde. Zymler também avalia fazer uma inspeção na pasta. Para isso é necessário uma solicitação da área técnica que deve chegar em breve para o magistrado. O assunto é prioridade no tribunal.

Em 14 de maio, o Ministério da Saúde respondeu a uma série de questionamentos do TCU sobre a vacina indiana, mas os auditores consideraram as informações insuficientes. Por isso, novas diligências serão realizadas após a Secretaria de Controle Externo de Saúde da Corte finalizar a análise da documentação.

No dia 31 de março, o TCU perguntou à pasta da Saúde se foi realizado algum gerenciamento dos riscos associados ao contrato da Covaxin, se as investigações contra as empresas responsáveis pelo fornecimento da vacina, a Precisa Medicamentos, chegaram ao conhecimento do ministério, se foi feita alguma negociação do preço para compra da vacina, se o ministério realizou manifestações que justifiquem a dispensa da pesquisa de preço e se foi feito algum comparativo com o preço contratado da mesma vacina em outros países.

As respostas foram enviadas antes das denúncias do deputado Luís Miranda e de seu irmão, o servidor da pasta da Saúde Luís Ricardo Miranda, sobre pressões e supostas irregularidades envolvendo a importação do imunizante para o Brasil. Ambos relataram ter levado todas as informações ao presidente Bolsonaro. Hoje eles depõem na CPI da Covid.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf