Gilmar acusa instâncias inferiores de cometer ilegalidades

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Carlos Moura/SCO/STF

Ao se despedir da presidência da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira, 29, depois de passar um ano coordenando os trabalhos do colegiado, o ministro Gilmar Mendes fez um balanço dos julgamentos paradigmáticos, citou as mudanças impostas pela pandemia, defendeu a proteção de direitos fundamentais e rememorou a aposentadoria do colega Celso de Mello. A partir do próximo semestre, o ministro Kassio Nunes Marques, que substituiu o então decano, assume a função.

Em seu discurso, Gilmar Mendes disse que a Segunda Turma vem cumprindo o papel de, nas palavras do ministro, promover a ‘revisão de ilegalidades e inconstitucionalidades em decisões das instâncias inferiores’.

“Não há qualquer desacerto em afiançar que esta Segunda Turma tem operado como real guia da interpretação da Constituição, sobretudo no que atine à legislação penal e processual penal, em respeito ao compromisso de primazia das garantias individuais”, disse. “O legado deixado por esta Turma em julgados recentes é o de afirmação do dever do Poder Judiciário brasileiro”, completou.

Ao longo dos últimos 12 meses, o colegiado fez 77 sessões, quase metade por videoconferência, nas quais analisou 5.355 processos. Entre os julgamentos citados pelo ministro estão o do habeas corpus que concedeu o direito coletivo de pessoas presas ao banho de sol e o que autorizou a substituição da prisão preventiva de responsáveis por crianças ou pessoas com deficiência.

“Além da revisão individual da legalidade e da constitucionalidade das decisões proferidas pelos Juízes de primeira instância, esta Presidência também ficará marcada pela jurisprudência de consolidação e aprofundamento dos instrumentos de proteção às violações coletivas à liberdade, com decisões inovadoras em termos de técnicas dialógicas de implementação dessas ordens coletivas”, afirmou.

Gilmar Mendes também defendeu a reafirmação dos direitos fundamentais como precedente para a manutenção da democracia.

“Espero que esse período de coordenação exercido por mim, de alguma maneira, possa simbolizar a força das nossas instituições. Tenho dito que a Constituição Federal de 1988 nos concedeu até aqui o mais longo período de estabilidade democrática da nossa república. A vitalidade dessa ordem constitucional, porém, depende cada vez mais da reafirmação incondicional dos direitos fundamentais que iluminam a jurisprudência deste Colegiado”, afirmou.

Nunes Marques foi eleito presidente da Segunda Turma seguindo o sistema de rodízio.

Estadão

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf