Governo de Goiás suspeita que Lázaro fosse matador de aluguel
Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo
A força-tarefa mobilizada para capturar o serial killer Lázaro Barbosa Sousa, de 32 anos, vai seguir com o trabalho mesmo após a morte do fugitivo nesta segunda-feira. Os policiais vão se dedicar, agora, a entender a motivação das ações do criminoso e descobrir se ele agia a mando de proprietários de terras ou pessoas do setor urbano da região. Segundo o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o foragido não era um “lobo solitário”.
As novas diretrizes das polícias Civil e Militar do estado foram explicadas por Caiado em entrevista nesta segunda à rádio CBN. De acordo com ele, o primeiro objetivo é descobrir “como é que o Lázaro estava com R$ 4,5 mil no bolso” quando foi encontrado. O governador também destacou que ele estava conseguindo se alimentar e “ter informações”, o que indica que houve a ajuda de outras pessoas.
Um fazendeiro e um caseiro já haviam sido presos na última quinta-feira (24), suspeitos de colaborarem com a fuga de Lázaro. O primeiro segue na cadeia, enquanto o caseiro responde em liberdade. Em depoimento, ele afirmou que o criminoso se alimentava, dormia e se escondia na fazenda para driblar as autoridades.
No momento em que foi encontrado, Lázaro estava há cerca de 4km da casa da mãe de sua ex-companheira, em Águas Lindas de Goiás. A equipe de agentes de segurança chegou ao local depois de uma denúncia.
— Nós só podemos imaginar ou buscar alguma explicação de que essa rede que protegia o Lázaro tivesse outros interesses para mantê-lo ali, como um pistoleiro de aluguel para impor o terrorismo ou fazer aquilo que alguns desejavam naquela área. Tanto no estado de Goiás, quanto em Brasília — disse Caiado durante a entrevista.
Segundo ele, este trabalho de investigação é feito pelo setor de inteligência das polícias Civil e Militar do estado. Para o governador de Goiás, Lázaro agia com apoio de outras pessoas e tinha o dinheiro para fugir para “outra região do Brasil”. Com as informações que recebia e com o conhecimento que tinha de Águas Lindas, Cocalzinho e o distrito de Girassol, era simples coordenar suas ações.
— Aquela imagem construída de que seria um lobo solitário, na verdade, não existiu. Mas como a área é muito longa, muito acidentada e ele conhecia a região como ninguém, lógico que ele tinha acesso às informações. A uma alimentação, ao telefone celular. E eu acredito que a tentativa foi de tirá-lo do estado de Goiás, tirá-lo daquela área — completou Caiado.
Entre as hipóteses investigadas nesta segunda etapa da força-tarefa, está a possibilidade de Lázaro ter agido a mando de produtores rurais e fazendeiros locais. Seu interesse com os crimes seria reduzir os preços das propriedades da região. Segundo o governador de Goiás, porém, as investigações indicam que as ordens não vinham de somente uma pessoa.
— Parece que a extensão chegava também ao setor urbano, é algo que o pessoal está trabalhando fortemente. O que eu já recebi de informações até agora é no sentido de mostrar que não era apenas um produtor ou fazendeiro, tinha outros envolvimentos, envolvimentos maiores.
— Eu não restringiria apenas a um campo, eu diria que a nossa polícia vai desvendar e aí nós daremos conta de identificar corretamente a abrangência das ações e a quem interessava. Setor rural, urbano, comércio, enfim. Tenho certeza absoluta de que nós vamos dar conta de dar conhecimento à população em um curto espaço de tempo — afirmou Caiado.
Para a continuidade da investigação, os próximos passos serão intimar e ouvir moradores locais, além de fazer um “levantamento de óbitos que ocorreram na região, tentando buscar a causa determinante, se houve alguma ligação com esse fato”, de acordo com Ronaldo Caiado. Segundo ele, não houve a possibilidade de capturar o homem com vida, já que ele iniciou a troca de tiros ao avistar as autoridades, que ainda não o tinham encontrado.
De acordo com a Secretaria de Segurança de Goiás, Lázaro era investigado por mais de 30 crimes, cometidos naquele estado, na Bahia e no Distrito Federal. Ele é suspeito da morte de quatro pessoas de uma mesma família em Ceilândia, no DF, e do funcionário de uma fazenda no distrito de Girassol, em Goiás.
A maioria dos casos é referente a crimes de latrocínio (roubo seguido de morte). Durante sua fuga, Lázaro invadiu propriedades rurais, fez três pessoas reféns e baleou outras quatro, entre elas, um policial militar. Ele já tinha condenações por um homicídio cometido na Bahia e por um estupro no DF.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf