Identificado PM que cegou homem no Recife

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: GENIVAL FERNANDES/DIVULGAÇÃO

O policial militar que teria efetuado o disparo de bala de borracha que atingiu o olho do arrumador de contêiner Jonas Correia de França, de 29 anos, durante manifestação que acontecia no Centro do Recife no último sábado (29) foi identificado e afastado de suas funções na noite dessa quarta-feira (2). A informação foi revelada pelo secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua, durante entrevista ao programa Por Dentro, da TV Jornal, na tarde desta quinta-feira (4).

Até agora, oito militares foram afastados. Ainda não se sabe quem foi o responsável por atirar contra o adesivador Daniel Campelo da Silva, de 51 anos, segundo o secretário. As duas vítimas perderam a visão nos olhos em que foram atingidos, e sequer participavam do ato contra o governo Bolsonaro, que acontecia em diversas cidades do país. No Recife, a passeata acontecia pacificamente entre a Praça do Derby até a Avenida Conde da Boa Vista, até forças policiais agirem com truculência contra os manifestantes.

Três dias após o episódio, o Governo de Pernambuco exonerou o coronel Vanildo Maranhão, comandante geral da Polícia Militar de Pernambuco desde fevereiro de 2017, que entregou o cargo. Ele será substituído por José Roberto Santana, que toma posse às 8h desta sexta-feira (4) no Quartel do Derby.

JC