Lula já derrotou 15 denúncias na Justiça

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Veja

O ex-presidente Lula, que deve colher uma vitória nesta quarta (23) no julgamento da suspeição de Sergio Moro no STF (Supremo Tribunal Federal), responde hoje a apenas três dos 17 processos ou inquéritos dos quais já foi alvo .

Investigado desde 2015, Lula já foi inocentado em três processos em que foi acusado de obstrução de Justiça, formação de quadrilha e corrupção e tráfico de influência no caso da MP das montadoras —decisão divulgada nesta semana.

Duas outras denúncias apresentadas por procuradores foram rejeitadas e não viraram processos; uma outra foi trancada na Justiça por falta de indícios para seguir adiante, outras quatro foram arquivadas na fase de inquérito e quatro processos (os do tríplex, do sítio, da doação de um terreno para seu instituto e de outras doações para a mesma instituição) foram anuladas neste ano pelo ministro do STF Edson Fachin.

O ex-presidente ainda responde a processo pela compra de 36 caças Gripen em seu governo, e por supostamente influenciar na liberação de financiamento do BNDES para empresas brasileiras atuarem em Angola e na Guiné Equatorial.

Lula é representado nos processos pelo escritório Teixeira Zanin Martins Advogados

Folha de S. Paulo