Maior jornal do mundo usa duas páginas para acusar Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Em página dupla, o New York Times publica nesta terça (29) a reportagem fotográfica que havia destacado online dias atrás, agora com o título “No Brasil, um preço mais terrível a cada dia”.

Acompanhando as fotos de Mauricio Lima, o texto se concentra na critica à atuação de Jair Bolsonaro. Na versão impressa, enfatiza que “O país está no rastro dos EUA em mortes por Covid. E os casos ainda estão subindo muito”, podendo passar.

O tom é o mesmo em europeus como Süddeutsche Zeitung, com foto de cemitério, o título “Mentiras, enganações e muitas mortes” e a pergunta: “Quem é o culpado?”.

Já o Washington Post publica artigo do jornalista e escritor Mac Margolis, “O que mantém Bolsonaro? Pergunte aos generais”:

“Bolsonaro tocou os generais como uma corneta. Enquanto se atrapalhava com a pandemia, continuou adicionando dragonas a seu círculo íntimo. Falava de ‘minhas Forças Armadas’ e ordenava aos ministros militares que se opusessem às medidas de distanciamento e às máscaras. O ex-ministro Eduardo Pazuello, general da ativa, viu as mortes subirem de 15 mil para 283 mil em seus quase 11 meses. As loucuras de Pazuello —empurrar hidroxicoloroquina e outras curas charlatanescas, atrasar o envio de oxigênio para pacientes que sufocavam— viraram uma atração da CPI televisionada.”

Margolis propõe então, diante da queda na estima dos militares:

“Os brasileiros têm a oportunidade de repensar as Forças Armadas, eliminar seu papel desfigurante como damas de companhia da ordem democrática. Soldados pertencem ao quartel, não ao palácio. Esse é um problema que o impeachment não pode resolver.”

Ao fundo, ainda nesta terça, a revista cientifíca Nature publica o estudo “Redução na expectativa de vida no Brasil depois da Covid-19”, em que Marcia C. Castro e outros cinco autores escrevem:

“Estimamos um declínio da expectativa de vida ao nascer, em 2020, de 1,3 ano, colocando o Brasil de volta aos níveis de 2012. O declínio foi maior para os homens, ampliando em 9,1%.”

Folha de S. Paulo

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf