Parlamentares ruralistas tentam barrar novo ministro do Meio Ambiente

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Apesar do novo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite, já ter tido sua nomeação publicada no Diário Oficial, um grupo de parlamentares da bancada ruralista liderado pela senadora Kátia Abreu (Progressistas-TO) ainda tenta emplacar o nome do advogado Aldo De Cresci.

Assessor especial de florestas plantadas do Ministério da Agricultura e secretário-executivo da Frente Parlamentar da Silvicultura, De Cresci vai a Brasília nesta quinta-feira para uma reunião com Kátia Abreu, seu filho Irajá Silvestre Filho, senador por Goiás, o deputado Newton Cardoso Filho e outros parlamentares. Depois, eles devem ir ao Planalto conversar com o presidente Jair Bolsonaro.

Especialista em florestas, De Cresci foi eleito advogado principal (número 1) na área de Investimento Florestal pela Chambers & Partners Latin America por dez anos consecutivos.

Não é a primeira vez que o nome de De Cresci aparece como candidato a ministro do Meio Ambiente. O advogado, que entre outras bandeiras defende a liberação da compra de terras por estrangeiros, teve seu nome ventilado na época da formação do governo Bolsonaro, após a vitória na eleição de 2018.

Pereira Leite

O novo ministro Joaquim Álvaro Pereira Leite — que declarou apoio a Salles quando da divulgação do vídeo da reunião ministerial em que o ministro defende a “passagem da boiada” — é visto como “menos terrível” que o antecessor junto a comunidade ambientalista. Ele seria menos próximo do presidente e de seus filhos e não teria a capacidade de articulação política de Salles. Seria, portanto, “menos eficiente do que Salles na destruição ambiental”, segundo uma fonte.

O Globo