Presidente da CPI ameaça depoente de prisão

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: TV Senado

O deputado estadual do Amazonas Fausto Junior (MDB) presta depoimento, nesta terça-feira (29/6), à CPI da Covid. Ele foi relator da CPI da Saúde realizada pela Assembleia Legislativa amazonense em 2020.

O requerimento de convocação é de autoria do senador governista Marcos Rogério (DEM-RO). O objetivo da base governista é reforçar a responsabilidade do governo estadual na crise sanitária ocorrida no Amazonas.

Durante a sessão, o presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), disse que o deputado estadual do Amazonas Fausto Junior (MDB) será investigado por não ter indiciado o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), pela CPI da Saúde, da Assembleia Legislativa do estado.

Aziz perguntou onde Fausto Junior morava e o deputado estadual se recusou a responder, alegando que, como relator, indiciou mais de 50 pessoas na comissão parlamentar estadual. “Não vejo o nexo causal da pergunta”, disse o depoente, se recusando a responder as quetsões.

“A pergunta é para mostrar ao Amazonas o por quê ele não indicou o governador. Aí vocês vão ver o que é um escândalo. Essa CPI vai quebrar o sigilo das empresas, o modus operandi de uma membra do Tribunal de Contas do Amazonas para saber por que ele não indiciou e a evolução fantástica de imóveis em condomínios residenciais de altíssimo custo para quem morava em um lugar simples até pouco tempo atrás”, afirmou o senador.

“Se vossa excelência não responder, vai ser investigado pela CPI”, acrescentou.

Aziz sugeriu que o deputado possui relação com empresas envolvidas em supostos esquemas de corrupção. “A corrupção faz com que o relator não indiciasse o governador”, disse. O depoente rebateu dizendo que era uma calúnia.

No início da sessão, Fausto Junior sugeriu que Aziz, que foi governador do Amazonas entre 2010 e 2014, deveria ter sido indiciado. Desde então, o clima entre eles ficou tenso.

Fausto Junior foi relator da CPI da Saúde realizada pela Assembleia Legislativa amazonense em 2020. A CPI estadual foi instalada em maio de 2020 para investigar a ocorrências de atos administrativos ilícitos durante a crise sanitária.

Após 120 dias, as investigações da CPI revelaram que autoridades, servidores públicos e representantes de empresas privadas se associaram com o intuito de obter vantagens patrimoniais indevidas.

O governo do Amazonas é alvo de investigações da Polícia Federal referente a fraudes em aquisições emergenciais e desvio de recursos públicos destinados ao enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Metrópoles  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf