Secretaria de Cultura do DF ficará com livros que Fundação Palmares expurgar

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Bartolomeu Rodrigues, enviou ofício ao governo federal nesta terça-feira (15) manifestando interesse em receber os livros que a Fundação Palmares, por meio de seu presidente Sérgio Camargo, tem dito que quer excluir de seu acervo.

Segundo relatório intitulado “Retrato do Acervo: A Doutrinação Marxista”, da Palmares, essa parte do acervo conteria “obras pautadas pela revolução sexual, pela sexualização de crianças, pela bandidolatria e por um amplo material de estudo das revoluções marxistas e das técnicas de guerrilha.”

A Folha mostrou que além de obras de Marx, Engels e Lênin, a lista do expurgo de livros contém títulos de autores como Max Weber, Eric Hobsbawn, H. G. Wells, Celso Furtado, Marco Antônio Villa.

No ofício enviado ao ministro Gilson Machado, do Turismo, Rodrigues afirma que quer destinar o lote para a Biblioteca Nacional, equipamento cultural gestado pela Secretaria de Cultura.

“A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF tem um trabalho primoroso quanto a restituição e o zelo de acervos. Não podemos deixar de ter um lote como esse em nossa salvaguarda, a exemplo dessa raridade ‘Dicionário de Folclore Brasileiro’, do historiador Câmara Cascudo, uma obra clássica que redimensionou a cultura nacional”, diz Bartolomeu Rodrigues.

“Queremos receber essas obras, colocá-las em quarentena, avaliar o estado físico de cada uma, seguir os trâmites de higienização e restauro do que for necessário, e encaminhar para consulta pública as obras que estiverem aptas”, completa o secretário.

Folha