3 mil pessoas participarão de estudo sobre 3a dose

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Yves Herman/Reuters

Cerca de 10 mil pessoas vão participar do estudo clínico de terceira dose da vacina de Oxford/AstraZeneca, autorizado nesta segunda-feira (19) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em cinco estados: Bahia (1.500 voluntários), Rio de Janeiro (1.500 voluntários), Rio Grande do Sul (3.000 voluntários), Rio Grande do Norte (1.500 voluntários) e São Paulo (2.500 voluntários).

A aprovação garantiu a continuidade da pesquisa que já havia provado à agência a efetividade do imunizante do laboratório anglo-sueco.

O objetivo do estudo é avaliar a segurança, a eficácia e a imunogenicidade da terceira dose. Coordenadora dos estudos clínicos da vacina no Brasil, a médica e professora da Universidade de Oxford Sue Ann explicou o que a aprovação representa anunciada nesta segunda-feira (19) representa:

“Fizemos esse estudo com quatro mil pessoas, que serão imunizadas um ano depois de terem recebido a segunda dose, o que já aconteceu. O objetivo é avaliar a persistência de anticorpos, um ano depois, e os efeitos da terceira dose aplicada”, afirmou.

Participarão do estudo voluntários com idades entre 18 e 55 anos, e não haverá pessoas com comorbidades ou gestantes entre elas. Essas pessoas receberão exatamente o mesmo imunizante aplicado nas duas primeiras doses, que integra o Plano Nacional de Imunizações (PNI). A vacina será aplicada até 13 meses depois da segunda dose.

Segundo a Anvisa, o voluntário não saberá se tomou vacina o placebo. No entanto, após o resultado, o teste deixará de ser cego e todos os participantes que receberam placebo serão convidados à aplicação da terceira dose.

Para o teste que provou a efetividade do imunizante, em 2020, os voluntários foram divididos em dois grupos: um recebeu a vacina da AstraZeneca, e outro, uma contra meningite.

CNN Brasil

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf