Bolsonaro comete erro infantil de matemática ao falar do PIB
Foto: Alan Santos/PR/Flickr
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) errou uma conta de matemática nesta quarta-feira (21) ao afirmar que a economia do Brasil, diante das projeções atuais, deve registrar um crescimento de 9% ao final de 2021, na comparação com os últimos dois anos.
“Nós vencemos o ano passado, estamos vencendo este. Alguns projetam já um crescimento de 5% positivo este ano. Se é 5% positivo, o ano passado foi 4% negativo, crescemos 9%. Isso é um milagre, é uma coisa inacreditável”, afirmou, em entrevista à rádio Jovem Pan Itapetininga.
A conta, porém, está incorreta. Se o país crescer de fato 5% em 2021 o resultado será um avanço de 0,7% em dois anos.
Felipe Salto, diretor executivo da IFI (Instituição Fiscal Independente), órgão ligado ao Senado, tuitou a fórmula usada para este tipo de cálculo:
[1 + (-4,1%)] x (1 + 5%) -1 = 0,7%
“Ele cometeu um erro básico. A queda de 4,1% seguida de um eventual aumento de 5% não significa crescimento de 9%. Um valor é negativo e outro é positivo. Para calcular a taxa de variação acumulada é preciso fazer o cálculo composto”, afirma Salto.
“Independentemente da matemática, é intuitivo que se você cai quatro em um ano e sobe cinco no seguinte, o que ocorreu foi basicamente tombar e voltar a uma situação muito próxima da inicial. Apenas um pouquinho melhor”, diz o diretor da IFI.
Na semana passada, o governo alterou a projeção de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) deste ano de 3,5% para 5,3%, acompanhando o maior otimismo do mercado sobre a atividade no país e no mundo após a retração gerada pela pandemia.
Em 2020, a economia brasileira registrou contração recorde de 4,1%, resultado do impacto econômico gerado pela crise da Covid.
A projeção para 2021 está em praticamente em linha com a calculada pelo mercado. A pesquisa Focus, que reúne previsões de analistas compiladas pelo Banco Central, mostrou na segunda-feira (19) que a estimativa de crescimento para este ano chegou a 5,27%, de 5,26% anteriormente. Para o ano que vem, houve ligeiro aumento de 0,01 ponto percentual, para 2,10%.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf