Bolsonaro deixa cair site do CNPq

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcelo Gondim e Carlos Cruz/CNPq

Políticos de oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro e figuras públicas criticaram nesta 3ª feira (27.jul.2021), por meio do Twitter, as falhas no servidor da plataforma do do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), que está fora do ar desde o último sábado (24.jul.2021). O acesso a currículos e publicações científicas feitas na plataforma Lattes, que é uma espécie de rede social para o trabalho de pesquisadores, está comprometido. Não é possível ver o conteúdo. O CNPq não informou ainda o motivo que levou à queda do sistema. Disse apenas que está trabalhando junto ao MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações) para resolver o problema. “A prioridade é restaurar o acesso aos currículos na Plataforma Lattes o mais rápido possível“, informou a entidade em publicação nas redes sociais.

Em nota, a entidade disse que, por meio de backups de conteúdos do sistema, a plataforma está sendo reestabelecida e os dados da plataforma Lattes não serão perdidos. Segundo o conselho, a prorrogação dos prazos não vai atingir o pagamento de bolsas. A assessoria de imprensa do MCTI foi consultada, mas disse que, por ora, a publicação nas redes é a única resposta oficial. No Twitter, políticos e figuras públicas consideraram o caso mais um “descaso” do governo Bolsonaro com a ciência. Eis abaixo as manifestações: a presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), fez duras críticas ao governo Bolsonaro. “É o que esse governo faz de melhor, desmonta o serviço público, corta recursos da educação e ciência. Enquanto isso, o ministro astronauta recebe parlamentar nazista”, disse.

Gilberto Nogueira, ex-BBB conhecido como Gil do Vigor, considerou o caso “grave” e como um “retrocesso”. “Estamos falando do trabalho árduo de milhares brasileiros. Ciência brasileira salva vidas, mas parece que nosso governo atual não tem interesse por vidas e nem conhecimento.”

A deputada federal Sâmia Bomfim (Psol-SP) disse ser “revoltante” o “apagão” do sistema. “São milhares de informações de pesquisadores e trabalhos científicos que podem ter sido perdidos para sempre. A política de negação da ciência do governo Bolsonaro empurra o Brasil para as trevas. Investigação urgente!”

a ex-deputada estadual ManuelA d’Ávila (PC do B-RS) disse que “esse apagão é mais um reflexo do sucateamento da ciência brasileira, promovido pelo governo negacionista de Bolsonaro”.

O deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) disse que “o apagão do CNPq é mais uma consequência da guerra de Bolsonaro contra a produção científica brasileira”.

O deputado federal José Guimarães (PT-CE) disse que o caso é “reflexo do obscurantismo e do descaso do governo Bolsonaro com a educação e a produção científica no país”. “Falta investimento, reconhecimento e incentivo aos pesquisadores. Falta o básico”, disse.

O deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ) disse “a informação de que milhares de dados acadêmicos desapareceram do CNPq é mais uma demonstração do desprezo do governo Bolsonaro pela ciência”.

o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) disse que o caso revela “as trevas do bolsonarismo”

O ex-BBB João Luiz disse que o “apagão do CNPq é um apagão da ciência e no desenvolvimento educacional do país”. “Muito triste”, declarou.

O deputado federal Orlando Silva (PC do B-SP) “o CNPq tem sido alvo prioritário da política anticientífica do governo de Bolsonaro”. “A agência sofre com cortes orçamentários irresponsáveis que resultam em seu desmonte. Desde ontem seu sistema está fora do ar. O objetivo é destruir o sistema nacional de C&T. Falsos patriotas.”

Poder 360

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf