Bolsonaro já perde aliados em série

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Veja

“Estamos apanhando sem parar. E aí? Qual é a nossa situação e o que fazer?” — desabafou a deputada Carla Zambelli, do PSL de São Paulo, em vídeo divulgado três semanas atrás, quando a CPI do Senado tornou públicas as obscuras transações no Ministério da Saúde sobre compras de vacinas inexistentes no meio da pandemia.

Ela e outros parlamentares aliados de Jair Bolsonaro atravessaram o fim de semana tentando explicar que votaram a favor da triplicação (de R$ 2 bilhões para 5,7 bilhões) do fundo de financiamento de campanhas eleitorais, mas são contra.

Devotos políticos de Bolsonaro estão ameaçados de expulsão do PSL, que já expurgou dois deputados estaduais em São Paulo. Não são vítimas, apenas considerados extremistas. E, por isso, têm sido rejeitados quando procuram outros partidos.

Semana passada, um dos mais entusiasmados seguidores do presidente, o ex-ministro Abraham Weintraub, sondou o PTC. Recebeu um enfático “nunca, jamais” do presidente do partido, Daniel Tourinho, o mesmo que em 1988 abrigou Fernando Collor, na época um candidato à procura de partido para disputar a presidência.

O clima é oposto ao que os bolsonaristas encontraram na preparação da campanha de 2018. Supera suas expectativas mais negativas, porque assistem à crescente cobrança dos respectivos eleitores sobre as consequências do desgoverno na pandemia, o avanço da inflação, a triplicação do fundo eleitoral e até a indução de suspeitas sobre o sistema de votação eletrônica, que sancionou a vitória deles em 2018, e de Bolsonaro nos últimos 25 anos, sem contestações.

É notável que isso esteja ocorrendo com os aliados de um presidente em campanha pela reeleição há dois anos e meio, mas sem partido. Ele tentou vários, ainda não conseguiu e sempre pela mesma razão: pretende ser absoluto no controle do caixa, nas indicações de candidatos e na definição das alianças regionais.

Bolsonaro enfrenta uma contra-corrente na organização política. Os partidos estão preocupados, como nunca, em garantir sua expansão nos plenários do Congresso. É questão de sobrevivência eleitoral e, naturalmente, de caixa— o acesso aos fundos públicos é proporcional ao tamanho da bancada.

A alta rejeição do presidente-candidato, hoje, pode ser revertida adiante, mas esse eventual benefício, se houver, tende a ser exclusivo dele, acham dirigentes de partidos. Com um eleitorado se mostrando enfastiado nas pesquisas, o abrigo à tropa extremista passou a ser percebido como fator de risco.

O poder de sedução do bolsonarismo se esvai no jogo democrático, onde nada é permanente, exceto a “mudança” — talvez, a palavra mais sedutora da política.

Veja

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf