Compra de vacina superfaturada mudou discurso de Bolsonaro sobre vacinas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O apoio de Jair Bolsonaro e de seus filhos à vacinação coincidiu com a assinatura da compra, pelo Ministério da Saúde, de 20 milhões de doses da Covaxin – o imunizante indiano cuja negociação teria envolvido propina.

Em 5 de março, Francisco Maximiano, sócio da Precisa — empresa que intermediou a compra do imunizante indiano pelo Ministério da Saúde por 1.000% a mais por unidade do que o valor anunciado pela fabricante Bharat Biotech —, desembarcou no Brasil após passar dois meses na Índia na negociação da Covaxin. Cinco dias depois, Flávio Bolsonaro pediu para que apoiadores viralizassem uma imagem de seu pai com o texto “nossa arma é a vacina”, no primeiro gesto público do governo a favor do fármaco.

No mesmo dia, 10 março, o chefe do Executivo federal defendeu a vacinação em um evento no Palácio do Planalto e disse que o governo não estava poupando esforços para a compra de imunizantes. Logo após, o filho zero três do presidente, Eduardo Bolsonaro, divulgou uma imagem do Zé Gotinha com seringa em formato de fuzil.

No dia 20 de março, Luis Miranda afirma ter feito os primeiros alertas ao presidente sobre o esquema na compra da Covaxin. Três dias depois, o deputado do DEM do Distrito Federal perguntou ao assessor da Presidência se Bolsonaro estava chateado com ele, e como seu irmão, Luis Ricardo, deveria agir após a denúncia do esquema. O assessor respondeu: “Negativo, deputado. São muitas demandas”. Naquele mesmo dia (23/3), Bolsonaro fez o primeiro discurso em rede nacional em defesa da vacina.

O tratamento dado à Covaxin vinha sendo diferente desde o início. Enquanto os representantes da Pfizer tiveram mais de 100 e-mails ignorados pelo Ministério da Saúde, o próprio Bolsonaro enviou uma carta, no dia 8 de janeiro deste ano, ao primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, pedindo celeridade na liberação da Covaxin. Quatro dias depois, a Precisa assinou contrato com a Bharat Biotech. Naquele momento, o imunizante nem sequer havia sido aprovado pela agência regulamentadora de seu país de origem.

O contato da família Bolsonaro com Maximiano é mais antigo. Em 13 de outubro de 2020, Flávio o levou para uma reunião com o presidente do BNDES, Gustavo Montezano. Na ocasião, Maximiano se apresentou como representante de outra empresa, a Xis Internet Fibra.

Metrópoles  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf