Conmebol quer encher estádio na final da Copa América

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Quando acertou a transferência da Copa América para o Brasil, a Conmebol firmou compromissos com o governo federal. Entre eles, estava a ausência de público. Ainda assim, a Conmebol foi diretamente na prefeitura do Rio para obter a liberação de torcida no jogo final entre seleção brasileira e a argentina, e ignorou o governo Bolsonaro que viabilizou a competição. Ainda passou por cima do protocolo médico da Copa América aprovado com o governo.

Como mostrado pelo blog, a Conmebol atropelou a CBF, organizadora da competição, para ter público na decisão. A Casa Civil, que negociou o Brasil como sede da competição, também foi surpreendida com a informação de que havia torcida no jogo. Foi o presidente da República, Jair Bolsonaro, o maior fiador da Copa América.

Houve uma reunião entre CBF, Conmebol, governo federal e municipal na quinta-feira. Na ocasião, a Casa Civil se manifestou contra a presença de torcida, segundo apurou o blog. A CBF também foi contrária à medida.

A confederação e o governo federal foram responsáveis pelo protocolo médico da competição. Havia um compromisso de não ter público. Médicos da CBF deixaram claro que, pelos critérios de infectologistas da entidade, não havia condição de recebe torcida. A confederação saiu da operação por não ter segurança de evitar infecções.

Quando anunciou a competição, a Casa Civil informou em nota: “Os jogos ocorrerão sem público, com todos os integrantes das delegações vacinados contra a Covid19”. Ao contrário do informado, todas as delegações não estavam vacinadas também.

No protocolo médico da Copa América, aprovado pelo governo federal, não havia informação sobre a presença de público. Havia uma brecha para VIPs e VVIPs. Mas fontes envolvidas na elaboração do protocolo deixam claro que isso envolvia uma quantidade de pessoas limitada. Isso foi largamente superado pelo plano novo da confederação sul-americana.

No total, a Conmebol vai incluir 4.400 pessoas convidadas da CBF e da Associação de Futebol Argentino (AFA). Além disso, há previsão de outros 1.100 convidados da Conmebol. A AFA tem previsão de entregar credenciais até a noite de sábado, que é o horário do jogo.

Outro ponto é que os testes vinham sendo feitos 48 horas antes dos jogos, de acordo com o protocolo. Já era uma adaptação, pois o ideal eram 72 horas. Com o esquema para a final, os testes serão feitos durante a sexta e sábado, dia da final, e entregues na hora de pegar credenciais.

Questionado, o governo federal informou que não tem a prerrogativa de tomar decisões sobre a presença de público: “Casa Civil não tem ingerência no estádio do Maracanã, sendo a decisão de caráter municipal.”

Já a Conmebol informou que não houve mudanças nos seus protocolos.

Uol

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf