Copa América pode ter trazido nova cepa ao Brasil

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, considera que a Copa América, do ponto de vista sanitário, foi realizada com “sucesso” no Brasil, apesar dos casos positivos registrados nas equipes esportivas e o risco da chegada de nova variante do coronavírus ao país.

“Tivemos sim uma prova de que é possível compatibilizar, mesmo dentro de uma ambiente pandêmico, a prática de outras atividades que são importantes. O país não pode ficar o tempo inteiro parado senão a gente não tem arrecadação de impostos e orçamento que aqui é reclamado. Não vai chegar é verba nenhuma”, disse o ministro ao participar, por videoconferência, de audiência pública da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.

Para o ministro, um protocolo sanitário como o usado na Copa América deve ser considerado no planejamento de retomada de outras atividades, com as aulas presenciais nas escolas.

“Através de um protocolo rigoroso conseguimos realizar o evento com sucesso. Ao contrário do que se dizia, que a pandemia seria descontrolada por conta da Copa América, o que assistimos foi uma melhora dos indicadores econômicos”, afirmou Queiroga.

No caso da Copa América, o ministro afirmou que a “grande maioria” dos testes positivos estava relacionado a prestadores de serviço que foram infectados na “comunidade”. Sobre os casos de contágio entre jogadores, Queiroga disse que os atletas foram “adequadamente isolados”.

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) dizem que os governos federal, estaduais e municipais podem vir a ser responsabilizados por terem concordado em realizar a Copa América no Brasil e, com isso, facilitado a chegada de uma nova variante do coronavírus no país.

Segundo reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo”, o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, identificou a variante de interesse B 1.216, até então inédita em território brasileiro, em amostras colhidas de dois infectados, um da delegação da Colômbia e outro da do Equador.

Relatório mais recente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) apontou 166 pessoas positivadas para a covid-19, após 22.856 testes realizados até o dia 21 de junho.

Questionado sobre as supostas irregularidades na compra de vacinas, o ministro afirmou que já suspendeu o contrato de aquisição da Covaxin, por recomendação da Corregedoria-Geral da União (CGU), além de já ter destituído dois diretores do ministério, um que chefiava o setor de logística e outro da Secretaria de Vigilância em Saúde.

“Todos, quando tiverem o seus nomes em situação que não fiquem claras, serão afastados (…). Nós queremos transparência na gestão pública. Vivemos um momento muito difícil da saúde pública e é necessário que a autoridade sanitária tenha a credibilidade devida para conduzir a política pública”, afirmou.

Valor Econômico   

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf