Coronel que participou de encontro da propina tem versão pronta
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Os advogados de Marcelo Blanco afirmam que o coronel da reserva dirá em seu depoimento à CPI da Covid que desenvolvia atividade de consultoria junto a empresas da iniciativa privada que tinham interesse em negociar com o mercado brasileiro, especialmente com o Ministério da Saúde, no qual ele havia trabalhado e por isso conhecia os trâmites burocráticos.
Ele afirma que por esse motivo havia aberto uma empresa de representação comercial, como revelou o Painel. Blanco, inclusive, segundo sua defesa, estava em conversas com uma empresa da Malásia que queria entender como funciona a legislação brasileira para tentar começar a comercializar vacinas para malária.
Blanco participou do jantar em que, segundo o policial militar Luiz Dominghetti, o ex-diretor do Ministério da Saúde Roberto Dias pediu propina em negociação de vacinas. O militar nega que tenha acontecido qualquer solicitação do tipo.
O presidente do STF, Luiz Fux, concedeu liminar para que Blanco fique em silêncio em relação a questões que possam incriminá-lo durante a sessão da CPI da Covid.
No entanto, os advogados de Blanco dizem que ele responderá a todas as perguntas e que o documento foi impetrado para que não ocorresse o que classificam como arbitrariedade e ilegalidade cometida contra Dias, que foi preso a pedido de Omar Aziz (PSD-AM).
O depoimento de Blanco estava marcado para esta quinta-feira (14), mas foi adiado e ainda não tem nova data definida.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf