Escolas públicas poderão ensinar “educação financeira”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Getty Images

O Banco Central lançou no ano passado um projeto de educação financeira básica para ser implantando em todas as escolas públicas do país. São cerca de 100 mil, para chegar a 22 milhões de alunos. O BC contratou a Universidade Federal de Juiz de Fora e professores para fazer a plataforma, adaptar o conteúdo de educação financeira nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática ou Ciências, preparar curso para os professores, exercícios prontos para que os professores possam passar aos alunos. A ideia é ensinar planejamento financeiro, poupança, e conceitos de crédito. O básico do básico.

No projeto-piloto, 429 escolas participaram atingindo 14 mil alunos em cinco estados e no Distrito Federal e com o treinamento de 1.100 professores. Agora, o projeto está indo para a segunda fase e já angariou o interesse de 5.613 escolas em todos os estados do país e vai chegar a 180 mil estudantes e treinamento de 35 mil professores. O diretor do BC, Maurício Moura, diz que eles perceberam que levar educação financeira aos poucos para grupos de mil, dez mil, tomaria o prazo de dois séculos para atingir toda a população. Por isso, a ideia de levar uma plataforma às escolas públicas que além de chegar aos alunos, chega por consequência às suas famílias, em uma grande escala. O projeto tem um orçamento de 11 milhões de reais, financiados por um fundo de difusão do Ministério da Justiça.

As escolas que ainda quiserem aderir ao projeto têm até este sábado pelo site do Aprender Valor. Se perderem o prazo, não tem problema, porque este será um projeto permanente e já no fim do ano será aberta a terceira fase.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf