EUA voltam a recomendar uso de máscaras
Foto: Getty Images via BBC
Um dia após o ministro brasileiro da Saúde prometer que “logo, logo não precisaremos de máscara” devido à vacinação, New York Times, Fox News e outros veículos americanos levaram às manchetes que, “em forte reviravolta”, o governo Joe Biden recomendou o uso para pessoas vacinadas, “em áreas de alta transmissão”.
Questionada, a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, justificou: “Ainda estamos no meio de uma pandemia única em uma geração, lutando contra um vírus em constante evolução”.
A mesma agência governamental, CDC, havia derrubado a recomendação dois meses atrás. “A mudança vem após infecções crescentes com a variante Delta do vírus em pessoas que estavam totalmente imunizadas”, explicou o NYT.
Vem também após o Ministério da Saúde de Israel divulgar que a eficácia da Pfizer contra infecção pela Delta caiu para 39%. Contra o vírus original, era de 94%. É a vacina mais usada nos dois países.
Além das máscaras, o governo Biden alertou americanos contra viagens a Israel e diversos países da Europa em que a variante indiana segue crescendo. Governos europeus criticam a manutenção das restrições, iniciadas sob Donald Trump, segundo o Washington Post.
Antes, o WP destacou que a “equipe de Biden monitora de perto” a Delta na Inglaterra, “à medida que suas ansiedades aumentam quanto ao impacto na economia americana”. A estratégia do primeiro-ministro Boris Johnson, de “reabertura agressiva” no país e em Gales, apesar da variante, serviria como “canário em mina de carvão”.
Na rádio BBC, manchete por Times e outros, Neil Ferguson, ex-ministro e agora assessor, falou que o pior vai ficar para trás até outubro. Outros, como Independent, destacaram de suas declarações que a infecção pode voltar a crescer após a queda da última semana.
A Delta também assusta em Nanjing, perto de Xangai. CCTV, Caixin e South China Morning Post, este em manchete, noticiam que o foco é o maior em meses, no país. E a cidade está para enfrentar enchentes.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf