Filho do vice de Lula assume a Fiesp

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Zanone Fraissat/Folhapress

Após quase duas décadas de presidência de Paulo Skaf, a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) terá novo comando a partir de 2022. Quem ocupa a cadeira é Josué Gomes da Silva, empresário da Coteminas e filho do ex-vice-presidente José Alencar (1931-2011) nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva (de 2003 a 2010). A entidade teve papel político importante no impeachment de Dilma Rousseff (PT), e Skaf é tido como aliado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A mudança de comando abre espaço para especulações sobre possíveis mudanças de posicionamento na Fiesp.

Interlocutores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acreditam que a posse de Josué pode facilitar a aproximação do petista com os empresários. Josué chegou a ser apontado como possível vice de Lula nas eleições de 2022, mas negou. Dentro da Fiesp, a narrativa é de continuidade. Diretores ouvidos pelo UOL afirmam que Josué e Skaf são do “mesmo grupo político”, que a entidade tem agenda própria e “conversa com todos os governos”, independentemente do viés ideológico.

Rafael Cervone, empresário do setor têxtil que será 1º vice-presidente da Fiesp e presidente do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) a partir de 2022, afirma que a possível aproximação entre Lula e Josué para as eleições 2022 “não procede” e é “pura especulação”.

O Josué já cansou de dizer que isso é bobagem. Nós temos um compromisso com as entidades nos próximos quatro anos. Vamos nos dedicar integralmente às nossas atividades empresariais e à gestão.
Rafael Cervone

A chapa de Josué, que concorreu sozinha à presidência da Fiesp, foi apoiada por Skaf. No dia da eleição, Skaf disse que Josué “terá apoio expressivo dos industriais. E as entidades estarão em boas mãos, de um empresário que tem seriedade, competência e força”.

Segundo Carlos Cavalcanti, hoje um dos vice-presidentes da Fiesp, “alguma coisa deve mudar” na forma de conduzir a entidade, já que Skaf e Josué “são duas pessoas diferentes, com personalidades distintas”.

Mas, do ponto de vista de orientação política da entidade, acho que não vai mudar. É como se um mesmo grupo político tivesse vencido a eleição. Na minha opinião, mudança em termos de linha de pensamento não existe nem existirá. São pessoas muito afinadas. Carlos Cavalcanti

Segundo Cervone, futuro vice, Josué tem “luz própria, e vai saber imprimir seu estilo à entidade”.

Ainda segundo Cervone, a entidade “não se mistura com política” e “sempre teve proximidade com presidentes, com Lula, Dilma, Temer e, agora, com Bolsonaro”.

Carlos Cavalcanti afirma que o ex-presidente Lula “não saía da Fiesp” durante seus dois mandatos (2003-2010).

Pessoalmente, cada um pode gostar ou não de um candidato, mas a nossa obrigação [na instituição] é trabalhar e dialogar, colaborar com os governos. Carlos Cavalcanti

Segundo Sylvio Gomide, que será 2º diretor financeiro da nova chapa, a presença de presidentes dentro da Fiesp “é rotina”.

E é uma rotina a presença do Skaf e outros diretores levando propostas [aos governos]. É um papel da Fiesp como entidade. Sylvio Gomide

Durante a gestão de Skaf, a Fiesp declarou apoio formal ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. O pato da Fiesp, originalmente pensado para manifestações contra a carga de impostos, acabou se tornando um dos mascotes do movimento pelo impedimento da presidente.

Além disso, Skaf tem carreira política própria: ele já concorreu ao governo de São Paulo pelo PSB e pelo MDB.

O presidente eleito da Fiesp, além de ser filho de José Alencar, também já tentou carreira política: em 2014, Josué concorreu ao Senado por Minas Gerais pelo então PMDB, obtendo 40% dos votos. Ele perdeu a eleição para Antonio Anastasia (PSD-MG).

José Ricardo Roriz Coelho, presidente da Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico) que concorreu contra Cervone nas eleições do Ciesp (obtendo cerca de 40% dos votos), afirma que Josué não deve misturar a política com a Fiesp.

Paulo [Skaf] ficou perto do Lula, da Dilma, do Temer e do Bolsonaro. Estava sempre perto do presidente [da República] da vez. O Josué tem uma experiência política tradicional, da família dele, mas o ideal é que não misture as coisas. José Roriz Coelho

Para Roriz Coelho, a troca de comando na Fiesp é positiva por si só, já que a entidade representa vários segmentos da indústria e é necessário haver alternância de poder.

Eles são do mesmo segmento [a indústria têxtil], mas têm que levar em consideração essa demonstração do empresariado de que é necessária uma agenda focada na indústria, e não voltada a objetivos pessoais do presidente.
José Roriz Coelho

Atuais diretores defendem Skaf, afirmando que ele, “em nenhum momento”, confundiu sua atuação política pessoal com o cargo de presidente da Fiesp.

Todas as vezes em que ele teve atividade política partidária, isso estava rigorosamente separado [da Fiesp].
Carlos Cavalcanti

O futuro presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, foi procurado pelo UOL, mas não quis dar entrevista.

Uol  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf