Governador petista do Ceará pode tirar vaga de Tasso no Senado

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A vida do senador Tasso Jereissati (PSDB) para renovar o seu mandato em 2022 – caso queira disputar a reeleição – não será fácil. O seu principal adversário, o atual governador Camilo Santana (PT), lidera disparado a corrida pela única vaga do estado ao Senado no ano que vem.

Segundo levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 25 e 29 de junho, o petista tem 53,7% das intenções de voto contra 22, 5% do tucano – neste cenário, o ex-vice-governador Domingos Filho (PSD) tem 4,2% e a professora Anna Karina (PSOL) tem 1,8%.

Em outra simulação, o resultado é parecido: Camilo tem 53,9% contra 23,1% de Tasso, 3,7% do jornalista Donizete Arruda (sem partido) e 2,0% de Anna Karina. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Contra o tucano pesará também a alta popualridade do governador. A administração do petista é aprovada por 72,1% dos cearenses (veja quadro abaixo). A aprovação é ainda maior entre os eleitores com mais de 60 anos (78,7%) e as mulheres (78,1%). Quando questionados sobre como avaliam a gestão, 59,4% a classificam como ótima ou boa e apenas 14,8% dizem que ela é ruim ou péssima – outros 24,3% a têm como regular.

Mas tanto Camilo quanto Tasso podem nem disputar o Senado. O petista reluta entre ser candidato – para isso teria que deixar o governo em abril do ano que vem – ou apoiar algum nome da coalizão que hoje comanda o estado e que inclui os irmãos Ciro e Cid Gomes. Além disso, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva articula uma aliança no estado do PT com o ex-senador Eunicio Oliveira (MDB), que pode tentar voltar ao Congresso.

Já Tasso é um dos quatro pré-candidatos à Presidência da República pelo PSDB em 2022. Os outros são os governadores João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS) e o ex-senador Arthur Virgilio (AM). As prévias do partido serão em disputas em outubro deste ano.

A pesquisa foi feita por meio de entrevistas por telefone (sem o uso de robôs) com 1.528 eleitores de 84 municípios do Ceará.

Veja

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf