Imprensa internacional aperta chanceler brasileiro sobre impeachment
Foto: Época
Em visita a Portugal, o chanceler Carlos França saiu em defesa de Jair Bolsonaro, nesta sexta-feira, ao ser perguntado se o presidente da República conseguirá terminar seu mandato, em dezembro de 2022. Durante uma entrevista à imprensa, França foi questionado sobre o aumento das pressões pelo impeachment e as acusações de que Bolsonaro teria prevaricado, ao tomar conhecimento dos indícios de irregularidades do líder do governo, Ricardo Barros (PP-PR), no processo de aquisição da vacina Covaxin.
— O presidente Jair Bolsonaro, em 2018, foi eleito por 57 milhões de brasileiros e o regime democrático obriga que o resultado das eleições seja respeitado — afirmou o chanceler, ao lado do ministro de Negócios Estrangeiros português, Augusto dos Santos Silva.
França disse que soube pela imprensa sobre o pedido de impeachment apresentado à Câmara na última quarta-feira, por estar em viagem internacional. Segundo ele, são declarações que partiram da Câmara dos Deputados sem base política, jurídica e factual.
— Não há base política, não há base jurídica, não há base factual. É o Congresso que vai julgar esse processo —concluiu.
O superpedido de impeachment foi protocolado na Câmara a partir de denúncias recentes de corrupção na compra de vacinas. Partidos políticos, representantes da sociedade civil e ex-aliados do governo respaldaram o documento, que reúne mais de 20 crimes que teriam sido cometidos por Bolsonaro, como cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, atrapalhar investigações, violar o direito à vida dos cidadãos na pandemia e incitar militares à desobediência à lei.
Carlos França também foi perguntado sobre o que o governo brasileiro tem feito para reduzir o desmatamento na Amazônia. A questão ambiental é importante para que a União Europeia aceite ratificar o acordo comercial que fechou com o Mercosul em 2019.
O chanceler disse que conversou com o ministro do Meio Ambiente e da Transição Energética de Portugal, João Pedro Matos Fernandes, sobre os avanços do Brasil nessa área. Destacou que o governo brasileiro tem avançado na implementação de “ações concretas”, como a assinatura de um decreto presidencial que impede e proíbe queimadas e a renovação do compromisso das Forças Armadas com o combate ao desmatamento.
Também mencionou o discurso feito por Bolsonaro, há cerca de dois meses, durante uma reunião de chefes de Estado sobre o clima, convocada pelo presidente americano Joe Biden. O presidente brasileiro anunciou a eliminação do desmatamento ilegal no Brasil até 2030, a disposição brasileira de antecipar em dez anos, para 2050, o prazo de alcançe da neutralização de emissões de gases e a duplicação do orçamento de fiscalização ambiental.
França disse estar otimista e disse que espera que o acordo entre os dois blocos entre em vigor até o fim de 2022. O chanceler reafirmou que o Brasil aceita assinar algum tipo de compromisso adicional que dê mais segurança aos europeus na questão do meio ambiente, mas não aceita a revisão do que já foi negociado.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf