Imprensa internacional pede “atenção” a ameaças de Bolsonaro a eleições

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Evaristo Sá/AFP

Antes de sair o Datafolha, a cobertura no exterior já era crítica ao presidente brasileiro, com as novas edições das revistas Der Spiegel, alemã, e The Economist, inglesa, apontando o impacto das acusações e a ascensão de Lula.

E, na primeira, “a ameaça de não reconhecer os resultados de 2022”.

Nos Estados Unidos, surgem os primeiros alertas, caso do site de Rachel Maddow, da MSNBC, dizendo que o “Trump dos Trópicos” ameaça repetir o que o então presidente americano tentou até janeiro, negar a derrota. E de um despacho da AP.

Mas não por New York Times e outros veículos de referência.

Comentário do jornalista Brian Winter, vice-presidente da organização Americas Society/Council of the Americas, de Nova York e Washington, voltada à América Latina:

“Bolsonaro agora ameaça não realizar eleições em 2022. Se o mundo ainda não está prestando atenção, deveria.”

No dia 2, já na escalada de ameaças, o presidente brasileiro e três ministros generais tiveram reuniões em Brasília com o diretor da CIA, William Burns (abaixo, ao centro), como registrado pelo diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência):

 

Não foi possível achar registros da visita na imprensa americana.

Folha de S. Paulo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf