Luis Miranda acusa CGU de submissão ao governo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

O deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) rebateu a fala do ministro Wagner Rosário, da Controladoria-Geral da União, que afirmou não ter detectado irregularidades no preço, nem nos prazos processuais, do contrato feito para aquisição da vacina indiana Covaxin.

Para justificar a materialidade das ilicitudes, Miranda citou o rompimento da produtora indiana do imunizante, a Bharat Biotech, com a Precisa Medicamentos. “É preciso tratar o caso com a seriedade que merece, pois envolve inúmeras vidas que poderiam ter sido salvas. A busca por minimizar o que está diante dos olhos do país é mais um duro golpe nas famílias de vítimas da pandemia”, argumentou o congressista.

O parlamentar também criticou a declaração de Rosário sobre o irmão dele, o servidor Luis Ricardo Miranda. O ministro da CGU disse não ver motivos para “dar parabéns” ao funcionário público por ter denunciado irregularidades na negociação entre o governo e a Precisa.

“Ele recebe um salário para fazer o trabalho que ele fez. Aquela é a obrigação dele”, declarou Wagner Rosário. Em resposta ao ministro, o congressista irmão de Luis Ricardo avaliou que a fala é “equivocada e distante da realidade”.

“Levamos ao conhecimento do presidente da República a pressão atípica sofrida pelo meu irmão, em um contrato de R$ 1,6 bilhão, com uma empresa que possui histórico de inidoneidade”, explicou.

O deputado ainda relembrou o passado polêmico da Precisa Medicamentos com o Ministério da Saúde. A empresa foi responsável por intermediar as tratativas pela compra do imunizante no Brasil. Diante dos indícios, o governo decidiu suspender e, posteriormente, cancelou o contrato com a companhia.

Nome central na denúncia de irregularidades na compra da vacina Covaxin contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, o servidor Luis Ricardo continua trabalhando e teve a conduta defendida pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Em depoimento ao Ministério Público Federal (MPF), Luis Ricardo Miranda disse ter sofrido “pressão atípica” de outra autoridade da pasta para assinar o contrato com a empresa Precisa Medicamentos, que intermediou o negócio com a Bharat Biotech.

Inicialmente, o governo pretendia comprar 20 milhões de doses da Covaxin. O imunizante indiano constava no cronograma do Ministério da Saúde desde 17 de fevereiro. Ao todo, seria gasto R$ 1,6 bilhão com as doses.

“Luis Ricardo Miranda é servidor de carreira do Ministério da Saúde. Ainda não foi encontrado elemento para instruir PAD [processo administrativo disciplinar]. Ele continua exercendo suas funções”, destacou Queiroga.

Metrópoles  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf